Aparecida receberá unidade do CEPABF

O atendimento será focado no resgate e reinserção social de crianças e jovens de 8 a 18 anos

Postado em: 23-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Aparecida receberá unidade do CEPABF
O atendimento será focado no resgate e reinserção social de crianças e jovens de 8 a 18 anos

A implantação de uma unidade do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França (CEPABF) em Aparecida foi tema de reunião realizada ontem (22), no gabinete do prefeito Gustavo Mendanha. 

Reuniram-se com o gestor, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha; o superintendente de Turismo e Relações Internacionais de Aparecida, Guido Marco; o diretor do CEPABF, maestro Eliseu Ferreira; a chefe de gabinete de Gestão de Capacitação e Formação Teconlógica da SED, Soraya Paranhos Netto; o maestro Francinaldo Rodrigues da Silva, coordenador de música da SME e maestro da Banda Sinfônica de Aparecida; além da chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, Suzana Cintra, que representou o secretário Ozair José.

Os visitantes explicaram que o objetivo do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento (SED), é utilizar o espaço do Instituto Tecnológico de Goiás Dr. Luiz Rassi (Itego), inaugurado no início deste mês no setor Buriti Sereno, em Aparecida, para abrigar também a escola de artes, à exemplo do que acontece em Goiânia.

Continua após a publicidade

O atendimento em Aparecida será focado no resgate e reinserção social de crianças e jovens de 8 a 18 anos, mas visando a formação profissional. Inicialmente, serão oferecidas 350 vagas, sendo 150 para música e 200 para balé e danças urbanas. “Há pelo menos três anos iniciamos as conversações para trazer o Basileu para Aparecida, pois entre 20% e 30% dos alunos atendidos hoje pela instituição são de Aparecida, então será uma parceria bastante salutar, e que complementará projetos voltados para a Cultura já existentes no município”, observou Guido Marco.

A proposta do prefeito Mendanha ao grupo foi de integrar as atividades do centro de artes à grade já oferecida pelos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – antigos PETIs – do município, que atualmente atendem cerca de 1,8 mil crianças e jovens de 5 a 17 anos, no contraturno escolar. “Se conseguirmos casar os dois projetos será o ideal, pois nos Centros temos as verbas destinadas ao custeio de transporte e alimentação e temos também a demanda”, avaliou o prefeito.

“Vamos agora estudar, junto à equipe do CEPABF, uma forma de incluir as atividades do Basileu à nossa grade, ao longo da semana, para que os alunos aproveitem as atividades que se interessam, aliadas àquelas que são indispensáveis, como reforço escolar, que também oferecemos”, considerou Mayara Mendanha. 

Veja Também