Mais 10 mil bolsas universitárias

Há quase 20 anos o programa Bolsa Universitária já atendeu cerca de 190 mil estudantes e segue crescendo

Postado em: 21-02-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Mais 10 mil bolsas universitárias
Há quase 20 anos o programa Bolsa Universitária já atendeu cerca de 190 mil estudantes e segue crescendo

Um dos projetos de maior prestígio do Governo de Goiás, o Bolsa Universitária, recebeu atenção especial na agenda de Marconi Perillo nesta terça-feira (20). Acompanhado da primeira-dama Valéria Perillo e do vice-governador José Eliton, o governador realizou no Centro de Convenções de Goiânia, evento para colher cerca de 7.300 assinaturas do benefício, além de abrir as inscrições para mais de 10 mil bolsas.

Com a nova oferta, o programa deve atingir até o final do ano a marca de 200 mil benefícios, que atendem estudantes de baixa renda no custeio de cursos superiores em instituições privadas. “O Brasil é um país de muitas discrepâncias, muito desigual. A única maneira que a gente tem abrir o leque de oportunidades é pela Educação”, mencionou sobre a ampliação da iniciativa.

“O conselho que eu posso dar para vocês: estudem, agarrem essa oportunidade, porque vocês são o futuro do nosso Estado”, disse Valéria, cumprimentando os estudantes e lembrando que na vida, muitos terão de fazer sacrifícios para obter sucesso. E pediu uma atenção especial em relação às contrapartidas contratuais, como a doação voluntária de sangue e a prestação de serviços à comunidade. 

Continua após a publicidade

Ao falar sobre o projeto criado em 1999, Marconi relembrou sua importância para os beneficiários de 223 municípios goianos e também do seu reconhecimento. “Nós fizemos aqui uma solenidade que foi uma das mais emocionantes de minha vida”, contou, observando que muitos consideravam que o programa seria “fogo de palha”.

Zé Eliton afirmou que “essa é uma das políticas mais relevantes do estado e é nessa trilha que vamos seguir, aprimorando cada vez mais o programa”. E emendou reforçando a importância da educação. “com persistência e educação é possível vencer”, afirmou Zé Eliton. 

Durante todo o dia, foram realizadas quatro solenidades para entregas das novas bolsas, como forma de ampliar o acesso à educação superior. “Desde que comecei na vida pública, sempre disse que a Educação é  a grande arma democratizadora de oportunidades”, assinalou o Governador, fazendo referência às desigualdades sociais no Brasil. “O programa Bolsa Universitária não é de governo, mas de Estado”, enfatizou mencionando que deve ter continuidade em outros governos.

O programa, que custa anualmente R$80 milhões do Governo foi classificado pelo vice-governador como um exemplo a ser seguido. “Um programa como esse contribui com a melhoria pessoal e social. Marconi foi o precursor desse programa que é exemplo para todo o País”, enfatizou. 


Marconi Perillo recebe homenagem 

O governador Marconi Perillo e o vice-governador José Eliton se reuniram na manhã de ontem com o Fórum de Liderança Empresarial Jovem de Goiás e com representantes da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag). Na ocasião, Marconi foi homenageado pelo Fórum, a Aciag e por empresários diversos pelo apoio dado, em seus quatro governos, aos jovens empreendedores goianos. Ele recebeu uma placa e um certificado do grupo. O encontro aconteceu na sede da Aciag, em Aparecida.

“Hoje é um dia muito importante, pois será todo dedicado à juventude. Daqui, eu e José Eliton iremos para quatro reuniões com mais de dez mil estudantes; de lá, iremos para Formosa e Planaltina para inauguramos duas escolas, uma em que cada cidade, de Padrão Século XXI. É uma alegria muito grande”, declarou.

Ele lembrou a sua juventude, quando viajava pelo estado, estruturando o PMDB Jovem nos municípios. “Mais tarde, depois desse trabalho, tive a oportunidade de iniciar minha carreira política, graças ao espaço que o ex-governador Henrique Santillo deu a mim e à juventude do partido”, lembrou.

Priorização – O vice-governador José Eliton citou a prioridade com que Marconi sempre tratou o empresariado jovem. “Quantas e quantas vezes o governador me convocou, solicitando a priorização dos diversos programas do governo de preparação de jovens para o ingresso na atividade empresarial? Não consigo fazer a conta. Portanto, vocês fazem hoje, aqui, um reconhecimento muito importante”, declarou Eliton.

Presente ao evento, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, destacou a parceria com o governo de Goiás. “Além de reconhecer, publicamente, o seu trabalho em favor dos jovens empreendedores, reconheço também a ajuda à nossa administração”, afirmou.

Participaram do evento os deputados estaduais Marlúcio Pereira e Manoel de Oliveira; a presidente do PSDB Mulher de Goiás, delegada Cybelle Tristão; e o presidente da Aciag, Osvaldo Zilli. 

Governador recorda de primeira solenidade 

Idealizador do programa Bolsa Universitária, o governador se recordou, emocionado, da primeira solenidade de entrega de Bolsas Universitárias, em 1999, na época para 4.500 estudantes. Naquele mesmo ano, lembrou, era criada a Universidade Estadual de Goiás (UEG). “Não há nada pior para um jovem do que ver um sonho interrompido e ou imaginar que o sonho vai ser interrompido por conta de dinheiro”, disse, referindo-se ao drama pessoal de ter trancado a matrícula do curso de Engenharia, por não ter condições de pagar a mensalidade.

A Bolsa Universitária, explicou Marconi, fez parte do programa de governo, apresentado na eleição de 1998. “Além de entregarmos hoje 7.300 bolsas, estamos abrindo inscrições para mais 10 mil bolsas”, comemorou.

O governador disse que este ano o Estado deve atingir a marcada de 200 mil Bolsas Universitárias entregues. “O Brasil é um país de muitas discrepâncias. A única maneira que a gente tem abrir o leque de oportunidades é pela Educação”.

Para Marconi, a Bolsa Universitária estimulou o surgimento de várias instituições privadas de ensino superior, que, ao longo de 19 anos, estiveram sempre juntas do Estado. Ele concluiu o discurso com uma mensagem direta dos estudantes: “Sejam muitos felizes. Agarrem esta oportunidade”.

Ao saudar os estudantes, José Eliton estendeu os cumprimentos aos idealizadores do programa Bolsa Universitária – Marconi e Valéria Perillo. “Exemplos valem muito mais que palavras”, disse. Ele contou aos estudantes a história de vida do governador, originário de família humilde, que mudou-se para Goiânia para cursar Engenharia, mas que teve que cancelar o curso por não conseguir pagar a mensalidade.

O vice-governador enalteceu a trajetória vitoriosa de Marconi Perillo, que se transformaria no maior estadista de Goiás, sem nunca ter negado suas origens humildes. “É nessa trilha que nós devemos seguir”, disse Eliton, para quem o Bolsa Universitária é um “belíssimo programa de governo”. Para ele, Marconi, que tanto valoriza o programa, se vê representado nos sonhos dos estudantes. E, por acreditar na força transformadora da Educação, se formaria posteriormente em Direito.

 

Governo lamenta morte de ex-deputado 

O governador Marconi Perillo lamentou na tarde desta terça-feira (20) a morte do ex-deputado estadual Mauro Borges Teixeira Júnior, filho do ex-governador Mauro Borges, afirmando que o engenheiro “constituiu um legado muito significativo, merecedor da estima e da mais alta consideração dos goianos”.

“A primeira-dama Valéria Perillo e eu recebemos com muito pesar o passamento de Mauro Borges Teixeira Júnior, que ilustrou o cenário político e social de Goiás com sua formação humana, acadêmica e política”, disse Marconi, em nota.

“Transmito minha solidariedade à família, à esposa Célia Regina, aos filhos Mauro Neto, Miranda Borba, Milla Ludovico e Felipe Ludovico, netos e demais parentes, pedindo a Deus que os conforte neste momento de dor”, afirmou o governador, na nota de pesar. 

Mauro Borges Teixeira Júnior morreu na noite de segunda-feira e seu corpo foi enterrado no final da tarde de ontem.  Ele sofreu um infarto m dezembro de 2017, lesão causada por problemas de circulação, e foi submetido a uma angioplastia. Após o procedimento o ex-deputado retornou para casa, mas teve uma piora e voltou para o hospital, onde morreu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Veja Também