Temer anuncia moradias em Goiânia em abertura de campanha

Mesmo sendo um evento popular, o presidente foi vaiado por parte dos beneficiários instalados em tendas à frente do palco das autoridades, o que confirma a baixa popularidade dele

Postado em: 11-08-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Temer anuncia moradias em Goiânia em abertura de campanha
Mesmo sendo um evento popular, o presidente foi vaiado por parte dos beneficiários instalados em tendas à frente do palco das autoridades, o que confirma a baixa popularidade dele

Temer abriu a campanha de poliomielite ao lado de Iris Rezende e entregou 1.080 moradias

Venceslau Pimentel*

O presidente Michel Temer (MDB) abriu ontem, em Goiânia, a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e sarampo, ao lado do prefeito Iris Rezende (MDB), e, em seguida, participou da entrega de 1.080 casas populares na capital, quando anunciou a construção de 2 mil novas unidades.

Continua após a publicidade

Temer iniciou a visita à capital às 9 horas, ao participar da 16ª edição do Mutirão da Prefeitura, no Jardim Curitiba, na região noroeste. Lá ele acompanhou o atendimento à população de serviços da administração municipal. 

Ao lado de Iris, vacinou a menina Luana com gotinhas da vacina contra a poliomielite e assistiu à apresentação do coral Vozes em Canto. No local, Temer elogiou o Mutirão, modelo de trabalho idealizado por Iris na década de 1960. O presidente disse que a sistemática empregada nos mutirões favorece o atendimento das demandas da população e de fato aproxima administração pública e população.

“Essas frentes de serviços, sem dúvidas, têm um relevante papel no cumprimento da razão de ser da administração pública, uma vez que, além de atender os anseios dos administrados, servem como meio de integração entre ente público e população, evitando desperdícios e dando respostas ágeis e objetivas à comunidade. Está de parabéns o prefeito Iris Rezende”, disse Temer.

Em seguida, de helicóptero, se dirigiu ao Jardins Cerrado, onde, junto com o prefeito e o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, participou da entrega de chaves a moradores do conjunto habitacional denominado Ulysses Guimarães.   

As moradias foram construídas por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Goiânia e o Ministério das Cidades. No evento, Temer elogiou a qualidade das unidades habitacionais e disse que elas servirão de modelos para outros conjuntos de moradia popular em todo o país. 

“Estamos entregando mais de 1.200 casas diariamente e tenho tido a alegria de dizer que este é um dos grandes projetos do Governo Federal, por isso autorizei publicamente a construção de novas residências aqui nesta região”, discursou para uma plateia formada por famílias contempladas com casas e apartamentos. Em seguida, anunciou que havia acertado com Baldy a construção de mais 2 mil unidades no local.

Em discurso, o prefeito informou ao presidente que Goiânia é a única capital do país com mais de 1 milhão de habitantes que não tem favela. “O acesso à moradia é um direito fundamental para promover cidadania e desenvolvimento social. A casa própria é o primeiro item para dar dignidade à uma família”, disse.

Ele contou que desde a sua primeira administração, em 1966, vem investindo em programas habitacionais. Citou a construção das Vilas Redenção e Canaã, e anos mais tarde, em sua primeira administração no Estado (1983/1986), mil casas em um único dia, na Vila Mutirão, em Goiânia.

“Por conta de todos esses investimentos, Goiânia é, atualmente, a única cidade do país com mais de um milhão de habitantes que não convive com favelas. É por isso que, à frente da Prefeitura de Goiânia, continuamos aplicando recursos na área da habitação”, pontuou.

O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, anunciou a construção de seis Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) na região e destacou que, além da entrega das moradias, o poder público deve continuar investindo em obras de infraestrutura nas localidades que receberam empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida. “Apenas nesta região, já foram investidos mais de R$ 170 milhões. Além de dar um lar às famílias, o programa movimenta a economia, gera empregos e garante qualidade de vida para os beneficiários”, afirmou.

As famílias vão se mudar para o empreendimento a partir da próxima segunda-feira, 13, depois de serem selecionadas pela Seplanh Goiânia e pela Agência Goiana de Habitação (Agehab) e tiveram seus cadastros aprovados pela Caixa Econômica Federal. Cada apartamento do novo condomínio tem 43 metros quadrados e conta com dois quartos, sala e cozinha conjugadas, banheiro social e área de serviço. Além disso, o condomínio conta com áreas comuns com churrasqueira, parque infantil e campos de futebol gramados.

Vaias

A impopularidade do presidente Temer, apontada em pesquisas, pôde ser constatada na visita dele a Goiânia. Mesmo em um evento de entrega de casas populares, ele foi vaiado por parte dos beneficiários logo ao iniciar o seu discurso.

Ele ignorou a manifestação e só foi aplaudido quando anunciou que quatro moradias seriam destinadas a trabalhadores da obra, por meio de sorteio, e 2 mil novas unidades seriam construídas no local. “Eu estou autorizando o Baldy a construir essas novas casas”, disse.

Além de Iris e Baldy, participaram do evento o ministro da Justiça, Torquato Jardim, o secretário de Gestão e Planejamento de Goiás, Joaquim Mesquita, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), e o presidente da Câmara de Goiânia, Andrey Azeredo (MDB). (*Especial para O Hoje) 

Veja Também