Título de cidadão goianiense ao presidente Jair Bolsonaro é aprovado na CCJ

Proposta sofreu questionamentos na Comissão e foi aprovada com placar apertado

Postado em: 26-06-2019 às 11h45
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Título de cidadão goianiense ao presidente Jair Bolsonaro é aprovado na CCJ
Proposta sofreu questionamentos na Comissão e foi aprovada com placar apertado

Da Redação

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Goiânia aprovou nesta quarta-feira (26) o projeto que concede ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) o título de cidadão goianiense. Com dois votos contra, a decisão seguirá para o plenário. O projeto é de autoria do vereador Sargento Novandir (Podemos).

Continua após a publicidade

A vereadora Tatiana Lemos (PCdoB) de posse do Regimento Interno declarou que “o título de cidadão deve ser dado para pessoas que se destacaram na prestação de serviços ao município, o que não é o caso do presidente Bolsonaro, que nos seus primeiros meses de governo nada fez por Goiânia que mereça a honraria”.

A colega Cristina Lopes (PSDB) emendou que não aprovaria uma homenagem a uma pessoa que retira direitos de várias categorias e não representa toda a sociedade brasileira. “Em apenas seis meses de governo ele tem feito um desserviço à sociedade, especialmente com relação aos projeto da Previdência o qual ele tem colocado a conta para as mulheres, os servidores públicos e as camadas mais pobres do país”.

Apelidado de “fiscal da CCJ”, o vereador Paulo Magalhães, que inclusive pleiteia una vaga no colegiado, afirmou que a Câmara de Goiânia não deveria conceder o título para um presidente que “está acabando com os aposentados e que tem a ousadia de dar apenas R$ 400 para um idoso carente, o que não permite sua sobrevivência”.

Apesar da oposição, os vereadores Weligton Peixoto (MDB), Anderson Sales-Bokão (DC) e Zander Fábio (Patriotas) votaram à favor do Projeto de Resolução.

Peixoto disse que a homenagem é semelhante à aprovada pelo plenário dia 4 de abril para a Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

Bokão destacou que não há inconstitucionalidade na matéria e que a CCJ não é o local para se discutir o mérito dos projetos.

Zander, por sua vez, apesar de destacar manobras do presidente Jair Bolsonaro para que seu filho ocupasse a presidente do Patriotas, votaria a favor pois “quer ver a briga boa que será travada em plenário”, declarou. 

Veja Também