Câmara de Goiânia aprova em última votação serviço de táxi-lotação

Com isso, táxis poderão compartilhar viagem e pegar mais de um passageiro na rota, assim como é feito no transporte por app| Foto: Divulgação

Postado em: 04-06-2020 às 09h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Câmara de Goiânia aprova em última votação serviço de táxi-lotação
Com isso, táxis poderão compartilhar viagem e pegar mais de um passageiro na rota, assim como é feito no transporte por app| Foto: Divulgação

Eduardo Marques

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou nessa quarta-feira (3) em segunda e última instância o projeto de lei, de autoria de Paulo Magalhães (DEM), que autoriza a implantação do serviço de táxi-lotação na cidade. A proposta ainda precisa passar por análise do prefeito Iris Rezende (MDB), que pode sancionar ou vetar a matéria em até 120 dias. A tarifa deverá ser acessível e será definida por ato do prefeito.

De acordo com Paulo Magalhães, com a legalização dos aplicativos de mobilidade urbana, os taxistas perderam espaço devido ao preço e à facilidade de compartilhar viagens com outros passageiros, o que é mais rentável para o motorista e mais econômico para o passageiro.

Continua após a publicidade

“Buscando ajudar os taxistas a ter aumento nas viagens e ainda oferecer um complemento ao transporte público, que muitas vezes é demorado e não oferece a devida segurança ao passageiro, o táxi-lotação é uma alternativa viável não apenas para aqueles que buscam mais comodidade nos deslocamentos, como também para os que querem mais segurança”, justifica o vereador.

Diretrizes

O projeto determina que o serviço seja liberado somente para os permissionários de táxi. Os veículos deverão circular com a denominação de “táxi-lotação” no para-brisa dianteiro, valor do tarifário e destino. O preço da corrida, além das rotas, regulamentação e fiscalização do serviço deverão ser definidos pela prefeitura. 

Atualmente, outros municípios brasileiros já possuem serviços semelhantes, como Caxias do Sul, São Paulo, Imperatriz, Belo Horizonte e Porto Alegre. 

Veja Também