O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Eleições 2022

Doria inicia por Goiás busca de apoio nas prévias do PSDB

Governador de São Paulo busca apoio para se candidatar à presidente da República

Postado em 29 de junho de 2021 por Samuel Straioto
Doria inicia por Goiás busca de apoio nas prévias do PSDB
Governador de São Paulo busca apoio para se candidatar à presidente da República | Foto: Reprodução

O governador de São Paulo, João Doria, iniciará pelos estados de Goiás e Mato Grosso agenda política, visando busca de apoio para as prévias do PSDB, marcadas para novembro deste ano, que deve definir o pré-candidato do partido para a disputa à Presidência da República. A visita está programada para a tarde do dia 10 de julho. No mesmo dia, João Doria ainda pretende passar pelo estado de Mato Grosso. Ele projeta percorrer todas as regiões do país até o mês de outubro. 

Goiás foi escolhido pelo fato de o partido ainda ter relativa estrutura do PSDB, mesmo com derrotas ao governo estadual em 2018, e em diversas prefeituras nas eleições municipais de 2020. Outro fator escolhido foi a proximidade territorial de São Paulo, segundo o comando de pré-campanha de Doria. Doria pretende viajar para atividades políticas somente aos finais de semana, para evitar críticas sobre o assunto. 

O PSDB goiano prepara uma programação do governador de São Paulo, durante a passagem dele em Goiás. Ainda não está definida como serão as atividades de João Doria, no estado. O partido a nível nacional tenta se colocar como alternativa tanto ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), quanto ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), numa tentativa de se quebrar a polarização existente. 

A executiva do partido definiu que o eleitorado será dividido em 4 grupos, cada um com peso de 25%: 1 – filiados 2 – prefeitos e vice prefeitos, 3 – vereadores, deputados estaduais e distritais, 4 – governadores, vices, ex-presidentes nacionais da sigla, deputados federais, senadores e o atual presidente do partido, Bruno Araújo. O percentual de cada concorrente nestes grupos será levado para a contabilidade final. Depois da região Centro-Oeste, Doria vai viajar ao Sudeste – pelo Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Em seguida, vêm Santa Catarina e Paraná e, depois, Estados do Norte e Nordeste.

 A eleição interna do partido está programada, inicialmente, para 21 de novembro, com possível 2º turno uma semana depois, em 28 de novembro. As prévias inicialmente serão disputadas entre Doria; Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul; Tasso Jereissati, senador pelo Ceará; e Arthur Virgílio, ex-prefeito de Manaus (AM). O principal opositor de Doria, Eduardo Leite, é forte entre parlamentares de alguns estados e em segmentos do PSDB, como o PSDB Mulher e a Juventude do PSDB.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também