TSE pede que STF inclua Jair Bolsonaro em investigações sobre fake news
Na noite desta segunda feira (02/08) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a abertura de um inquérito para investigar os ataques feitos recentemente contra a legitimidade das eleições no país. Serão apurados crimes de corrupção, fraude, condutas vedadas, propaganda extemporânea, abuso de poder político e econômico na realização desses ataques. Também foi aprovado por unanimidade, […]
Na noite desta segunda feira (02/08) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a abertura de um inquérito para investigar os ataques feitos recentemente contra a legitimidade das eleições no país. Serão apurados crimes de corrupção, fraude, condutas vedadas, propaganda extemporânea, abuso de poder político e econômico na realização desses ataques.
Também foi aprovado por unanimidade, um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) seja investigado no inquérito que apura a disseminação de fake news. Este foi feito por conta dos ataques que ele faz contra o sistema das urnas eletrônicas, onde ele alega ter fraude, mas não demonstra nenhuma prova sobre isto.
Desde as últimas eleições presidenciais, Bolsonaro alega que houve fraude na contagem dos votos, e segundo ele, teria ganhado no primeiro turno. O presidente chegou a convocar uma transmissão ao vivo para falar sobre o assunto, onde iria apresentar provas, mas na mesma, ele alegou não ter estas provas.
O ministro Alexandre de Moraes ressaltou que “com a democracia não se brinca, não se joga”.
Bolsonaro chegou a alegar que se em 2022 não haver votos impressos, a eleição não seria realizado, o que foi interpretado como um ataque direto contra o TSE e contra a democracia.