O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 22 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Eleições 2022

Adversários de Caiado ganham força na corrida eleitoral

Pesquisa mostrou que atual governador de Goiás lidera nas intenções de voto, mas Marconi Perillo e Gustavo Mendanha se fortalecem.

Postado em 28 de maio de 2022 por Thauany Melo

O Instituto RealTime Big Data divulgou os resultados da pesquisa eleitoral de 2022 para o Governo de Goiás na quinta-feira (26). Candidato à reeleição, Ronaldo Caiado (DEM) segue na liderança na corrida pelo Palácio das Esmeraldas. No entanto, a rejeição do ubista aumentou, enquanto a soma dos seus principais adversários ganhou força.

Na pesquisa espontânea, ou seja, quando o próprio eleitor fala em quem pretende votar, Caiado está com 25% das intenções de voto; Marconi com 8%; Mendanha com 6%; Delegado Waldir (União Brasil), 3%; Vanderlan Cardoso (PSD) e Wolmir Amado (PT) aparecem com 1% somente. Brancos e nulos obteve 14% e não sabem ou não souberam responder alcançou 42% das intenções de voto.

Já na estimulada, quando o pesquisador fornece os nomes dos pré-candidatos, a vantagem de Caiado cresceu, com 33%; Perillo 18%; Mendanha 16%; Major Vitor Hugo (PL), Vanderlan e Wolmir com 8%, José Eliton (PSB), que desistiu de sua pré-candidatura, com 1% e Cíntia Dias (PSOL), Edigar Diniz (NOVO) e Helga Martins (PCB), 0%. Nulo ou branco com 4%.

Logo depois do ubista, aparece o nome do tucano Marconi Perillo (PSDB), seguido de Gustavo Mendanha (Patriota), que juntos somam 34%.

Apesar de continuar na liderança, a rejeição do atual governador saltou de 22% em 18 de fevereiro, para 35% atualmente. Considerando a margem de erro, Caiado empata com Perillo, que é rejeitado por 36% dos eleitores consultados.

Em sequência no índice de rejeição aparecem: Marconi (36%), Caiado (35%), Vitor Hugo (26%), Vanderlan (24%), José Eliton (24%), Wolmir Amado (23%), Mendanha (21%), Cíntia Dias (19%), Helga Martins (17%), Wolmir Amado (23%) e Edigar Diniz (13%).

O instituto ouviu 1.500 moradores de 29 cidades goianas nos dias 23 e 24 de maio. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança da do levantamento é de 95%. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número GO-02079/2022.

Oposição

O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) tem trabalhado na busca de unidade entre lideranças da oposição a Caiado. O pessedebista busca diálogo com outras siglas e tem até o final das convenções partidárias, que serão realizadas até 5 de agosto, para consolidar os projetos.

Perillo considerava dobradinha com Mendanha contra o atual governador. No entanto, os planos foram por água abaixo, já que o PSDB enxerga uma estagnação do projeto mendanhista. Dentro do Patriota não há apoio para a aliança dos dois.

Metodologia

O instituto ouviu 1.500 moradores de 29 cidades goianas nos dias 23 e 24 de maio. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança da do levantamento é de 95%. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número GO-02079/2022. A divisão regional da pesquisa foi apresentada da seguinte forma: Goiânia – 22%, Entorno Distrito Federal – 19% (Luziânia / Águas Lindas De Goiás / Valparaíso de Goiás / Novo Gama / S.A. Do Descoberto /Formosa), Centro – 24%  (Anápolis / Aparecida De Goiânia / Bela Vista De Goiás / Senador Canedo / Trindade /Inhumas / Itaberaí / Goianésia), Sul – 22% (Rio Verde / Mineiros / Jataí / Catalão / Caldas Novas / Goiatuba / Itumbiara), Norte / Noroeste – 13% (Jussara / Goias / Uruaçu / Niquelândia / Porangatu / Novo Planalto / São Miguel Do Araguaia).

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também