O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 23 de fevereiro de 2025
Publicidade
ICMS

Delegado Eduardo Prado ingressa com “ação popular” para redução do ICMS

Delegado Eduardo Prado ingressou com Ação Popular contra o Estado de Goiás requerendo a redução do ICMS da energia elétrica; acionando ainda o Ministério Público e PROCON-GO para averiguar irregularidades na incidência da alíquota. Após a implementação da Lei Complementar Federal no 194, do dia 23 de junho de 2022, o ICMS dos bens essenciais […]

Postado em 18 de julho de 2022 por Lorenzo Barreto

Delegado Eduardo Prado ingressou com Ação Popular contra o Estado de Goiás requerendo a redução do ICMS da energia elétrica; acionando ainda o Ministério Público e PROCON-GO para averiguar irregularidades na incidência da alíquota. Após a implementação da Lei Complementar Federal no 194, do dia 23 de junho de 2022, o ICMS dos bens essenciais (combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo) foi limitada entre 17% e 18%, valor mínimo de cada Estado.

Para o delegado, as reclamações apontam uma irregularidade da alíquota de 29% do ICMS da energia elétrica nas leituras realizadas posteriormente à sanção da Lei e vigência da nova alíquota de 17% (dezessete por cento) no Estado de Goiás.

Na ação popular, o parlamentar requereu liminar para suspender de forma imediata a aplicação das alíquotas de ICMS sobre energia elétrica de 29% e fazer incidir a alíquota geral de 17% a partir de junho de 2022. E caso a pessoa tenha pagado de forma irregular, o valor terá de ser ressarcido.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também