O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Eleições 2022

Baldy diz que Marconi na disputa consolida possibilidade de 2º turno

Presidentes estaduais de partidos comentam definição do cenário político

Postado em 19 de julho de 2022 por Thauany Melo

Durante encontro estadual do PSDB em Goiás, no último sábado (16),  Marconi Perillo definiu sua pré-candidatura ao Governo do Estado, apesar das pesquisas apontarem percentuais mais favoráveis na corrida pelo Senado Federal. A decisão, que gerou motivo de especulação durante toda pré-campanha, delimita o cenário eleitoral e demarca os caminhos a serem tomados.

Deputado estadual e presidente do Progressistas, Alexandre Baldy diz que a retirada da possibilidade do nome de Perillo da disputa pelo Senado não muda a dinâmica para ele. “Para mim não muda. Continuo com a minha pré-candidatura ao Senado firme e forte”, pontuou. Já na corrida pelo Palácio das Esmeraldas, o aliado do governador Ronaldo Caiado (UB) avalia que a chegada do pessedebista afeta a disputa. “Acho que impacta [as eleições]. Creio que consolida a possibilidade de segundo turno”, afirmou.

Eduardo Macedo, presidente estadual do PTB, que declarou apoio ao governo nas últimas semanas, afirmou que a pré- candidatura de Marconi Perillo para o governo estadual não gerou surpresa e que ele não soube aproveitar as oportunidades nos antigos mandatos. “Nós precisamos dar oportunidade para novos nomes e novos projetos. O ex-governador Marconi Perillo foi por quatro vezes governador de Goiás, eu penso que ele pôde contribuir com todos os seus conhecimentos e fazer o seu papel por Goiás. Ele teve grandes oportunidades e não aproveitou tão bem as mesmas”, disse Macedo ao ressaltar que o ex-governador entregou o governo entregou o estado “desorganizado”. “Eu vejo com muita naturalidade a chegada dele para a disputa para o governo. Não tem nenhuma surpresa com a candidatura”, completou.

Já para Gilvane Felipe, presidente estadual do Cidadania, a chegada de Perillo acrescenta um nome mais progressista para a disputa, que conta com muitos pré-candidatos alinhados ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). “Os democratas e progressistas de Goiás voltam a ter protagonismo na disputa eleitoral. Até então só tínhamos candidatos identificados com uma visão política atrasada, identificada, muitas vezes, com o governo Bolsonaro. A partir de agora passamos a ter uma voz democrática e progressista na disputa. Ressaltando-se que nós viemos para vencer as eleições, é uma candidatura competitiva, uma candidatura que veio e, com certeza, vai mudar o cenário da disputa eleitoral”, disse.

Dhone Rodrigues, presidente estadual do Partido Republicano da Ordem Social (Pros), afirmou que a pré-candidatura do ex-governador já era esperada por todos os partidos e que a corrida para o Senado não foi afetada e segue indefinida.

Conforme a pesquisa Fox Mappin, encomendada pelo Jornal O Hoje, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) lidera as intenções de voto para o  governo estadual, com 31,26%. O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota), aparece em segundo lugar (empate técnico com Caiado) com 29,43%.  Em terceiro lugar fica o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), com 10,23%.  O levantamento ocorreu entre 28 e 31 de maio com 870 entrevistados. A partir desta semana o cenário político começa a se definir. A partir de quarta-feira (20), os partidos políticos podem realizar suas convenções para escolher e oficializar suas candidaturas para as eleições de 2022. Os encontros devem ocorrer até 5 de agosto, conforme calendário estabelecido na Lei da Reforma Política de 2015.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também