O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Eleições

TSE veta cinco candidaturas em Goiás pela Lei da Ficha Limpa

Lei impede que condenados concorram em eleições por 8 anos

Postado em 17 de setembro de 2022 por Francisco Costa

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vetou cinco candidaturas pela Lei da Ficha Limpa em Goiás – 158 no Brasil. Foram eles: Carlos Moro (Podemos), George Morais (PDT), Edilson Chaves de Araújo (MDB), Robson do Baldy (PP) e Samuel Pereira da Silva (MDB).

Pelo País, constam o deputado federal Daniel Silveira (PTB) e o ex-governador Wilson Witzel (PMB), ambos do Rio, além de Agnelo Queiroz (PT), do Distrito Federal. As informações foram divulgadas pela Sagres.

Vale citar, a Lei da Ficha Limpa foi promulgada em 2010. Ela impede que condenados em processos criminais em segunda instância concorram em eleições por 8 anos.

Também ficam impedidos de entrar na disputa aqueles com mandato cassado e contas rejeitadas por improbidade administrativas. O prazo de julgamento dos registros de candidaturas e recursos terminou no último dia 12.

Além da Ficha Limpa, outros fatores motivaram o indeferimento de candidaturas, como filiação fora do prazo, prestação de contas irregular e mais.

Ainda em âmbito nacional, 1,8 mil candidatos tiveram o registro indeferido pela Justiça Eleitoral. Conforme mostrado pelo portal Metrópoles, União Brasil e MDB lideram o ranking. Os dados foram levantados tendo como base as informações disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral a respeito das candidaturas protocoladas com o objetivo de disputar as eleições de 2022 nos estados.

A assessoria de George Morais entrou em contato com o Jornal O Hoje e afirmou que o caso “só foi julgado em segunda instância pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO)”. No site Divulga Contas do TSE, na data desta atualização, a situação é “indeferido com recurso”: “Candidatura não regular e com pedido de registro julgado indeferido; no entanto, há recurso interposto contra essa decisão e aguarda julgamento por instância superior.”

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também