Senado terá esforço concentrado no fim de novembro para votar embaixadores
As nomeações também incluem postos de representação do Brasil junto a organismos internacionais
Agência Senado
O Senado fará esforço concentrado de votações nos dias 22 e 23 novembro, terça e quarta-feira. Os principais itens previstos são nomeações de embaixadores que ainda aguardam análise da Comissão de Relações Exteriores (CRE) e do Plenário. São 15 indicações pendentes. Outras matérias, como projetos de lei, também podem entrar na pauta.
Entre as nomeações que podem ser votadas está a do novo embaixador do Brasil na Argentina. O indicado é Hélio Vitor Ramos Filho, que atualmente é o embaixador na Itália. Ele já teria substituto. também está na fila a indicação de Fernando Simas Magalhães, atual secretário-geral de Relações Exteriores (o “número 2” do Itamaraty), para a missão diplomática em Roma.
As nomeações também incluem postos de representação do Brasil junto a organismos internacionais. É o caso, por exemplo, da indicação de Carla Barroso Carneiro para representar o Brasil na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Ela tem experiência como assessora internacional de diversos ministérios, como a Casa Civil, Educação, Cidadania e Desenvolvimento Regional.
Leia também: Para aprovação rápida, PT quer tramitar PEC de transição no Senado
12 das 15 indicações pendentes de análise chegaram a ser pautadas para votação na CRE em outubro e novamente no início de novembro, mas as reuniões foram canceladas. A Comissão passou por duas trocas de comando neste semestre.
A senadora Kátia Abreu (PP-TO), presidente eleita em 2021, se licenciou e precisou ser substituída. A escolhida foi Margareth Buzetti (PP-MT), mas ela exercia o mandato como suplente e já foi substituída pelo titular, Carlos Fávaro (PSD-MT). A CRE tem nova eleição marcada para a próxima quinta-feira (10). O presidente escolhido vai conduzir a análise das indicações no esforço concentrado.
Líderes
O colégio de líderes do Senado vai se reunir na próxima segunda-feira (7), a partir das 10h30 da manhã, para decidir sobre as votações da semana. A reunião será remota.