UB faz convenção para confirmar Pellozo à reeleição
Prefeito espera ter aliança de quatro a seis partidos na corrida para se manter no comando em Senador Canedo
Francisco Costa e Yago Sales
Prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo terá o nome confirmado à reeleição no próximo sábado (27). Na ocasião, ocorre a convenção partidária do União Brasil, momento que também será apresentada a chapa com 14 postulantes à Câmara Municipal. O evento ocorre a partir das 9h, na Avenida Dom Emanuel.
Ainda durante o evento, haverá o anúncio do vice e de alianças partidárias para compor com o prefeito e pré-candidato à reeleição. Atualmente, Pellozo já tem como certo o apoio do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).
Por enquanto, além do União Brasil do chefe do Executivo, o prefeito conta com a parceria do Progressistas. Conforme apurado, a expectativa é de quatro a seis partidos na base para a corrida pela prefeitura. Sobre a vice, o grupo do prefeito não antecipa. O nome depende das alianças, informam.
Trajetória
Pellozo saiu vitorioso na corrida pela prefeitura em 2020. A trajetória política começou a ganhar destaque em 2018, quando obteve mais de dez mil votos para a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). A vitória na prefeitura foi impulsionada pelo apoio do senador Vanderlan Cardoso (PSD), ex-prefeito do município — aliança que sofreria rompimento tempos mais tarde.
Descontente com a aproximação de Pellozo com o governador Ronaldo Caiado, Vanderlan decidiu retirar seu apoio ao prefeito. Em resposta, o senador lançou a pré-candidatura de sua esposa, Izaura Cardoso (PSD), para a prefeitura de Senador Canedo, enquanto ele caminha a passos largos rumo ao projeto de se candidatar à Prefeitura de Goiânia.
Apesar da cisão com Vanderlan, Pellozo continua liderando as pesquisas de intenção de voto no município, mesmo sob a artilharia de diversos adversários. Entre eles, Divino Lemes, ex-prefeito de Senador Canedo e que enfrenta desafios legais que lançam incertezas sobre sua pré-candidatura, segundo observadores da política local.
Além de Izaura Cardoso e Divino Lemes, outros nomes competem pela pré-candidatura de Senador Canedo, como da médica Cristiane Pina (Solidariedade). Ventila-se Thiago Moura (Podemos), Dona Eliete (PV), Milter Mayer (Novo), Welma Lira (PL), Rodrigo Rosa (PRTB), Misael Oliveira (Agir) como algumas das figuras que entram na disputa.
O gestor, por sua vez, mantém postura tranquila e confiante em entrevistas e aparições públicas. Bem visto na cidade, ele é frequentemente elogiado por lideranças locais, que, apesar de algumas críticas pontuais, reconhecem seu trabalho significativo na administração do município, a exemplo da prometida entrega do novo Paço Municipal, um dos pilares mais expoentes de sua gestão.
Pellozo tem sido elogiado por consolidar apoio de ao menos dois puxadores de votos para a Câmara Municipal: o atual presidente da Casa, Anderson Gaúcho, que está no sexto mandato de vereador; e, também, Reinaldo Alves.
Chapa de vereadores
A chapa do União Brasil terá 14 nomes, como mencionado. O grupo de Pellozo antecipou os pré-candidatos ao O HOJE: Anderson Gaúcho (presidente da Câmara), Wesley Zoomidia (vereador), Eliel José (vereador), Rosalvo (vereador), Dmel (vereador), Wesley de Souza, Professor Nation, Professor Walbert, Willian Canedo, Vanilda Cardoso, Dona Sebastiana da Saúde, Professora Kellen, Nilde e Aléssia.