O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Eleições da Venezuela

PT reconhece vitória de Maduro e Lula se mantém em silêncio

Aliado histórico do governo venezuelano, presidente da república ainda não se manifestou

Postado em 30 de julho de 2024 por Thiago Borges
Lula não se pronunciou sobre vitória de Maduro Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Partido dos Trabalhadores (PT) reconheceu, na noite da última segunda-feira (29), a vitória de Nicolás Maduro nas eleições presidenciais da Venezuela. O partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não seguiu a mesma cautela do chefe do Executivo. O petista, afim de se resguardar politicamente, ainda não se pronunciou oficialmente.

Em nota, a sigla disse que o pleito foi uma “jornada pacífica, democrática e soberana”. Além disso, saudou o povo venezuelano pelo processo eleitoral. Ademais, o partido presidido por Gleisi Hoffmann também afirmou ter certeza que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela “dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição”.

PT reconhece vitória de Maduro e Lula se mantém em silêncio

A sigla de Lula também disse que é “importante que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais”.

Lula não segue PT e continua em silêncio

O presidente Lula da Silva segue em silêncio. Após o governo federal dizer que iria esperar as divulgações das atas eleitorais para reconhecer a reeleição de Maduro, Lula, que é aliado histórico dos chavistas, decidiu por não se pronunciar oficialmente. Dessa forma, a decisão do PT em reconhecer a vitória de Maduro, coloca pressão no presidente por uma posição mais clara do presidente a respeito das eleições venezuelanas devem começar.

O CNE divulgou na madrugada de segunda-feira (28), com 80% das urnas apuradas, a vitória de Nicolás Maduro. O chavista recebeu 51,21% dos votos contra 44,2% de Edmundo González. Porém, a líder da oposição, María Corina, garante que o resultado não condiz com a verdade. Segundo ela, González venceu as eleições com 70% dos votos.

Leia mais:

Pré-candidato do PSB é cotado para vice de Accorsi 

Vereador do Republicanos chama prefeito Rogério para encontro com moradores

Vereadora se torna principal cabo eleitoral de Leandro Vilela

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também