O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 18 de outubro de 2024
PublicidadePublicidade
Eleições 2024

As estratégias dos candidatos por Goiânia no horário eleitoral

Prefeitáveis da capital deram início às tradicionais propagandas nas emissoras de rádio e TV

Postado em 3 de setembro de 2024 por Thiago Borges
Prefeitáveis da capital deram início às tradicionais propagandas nas emissoras de rádio e TV | Foto: Reprodução

As propagandas eleitorais em horário gratuito nas emissoras de rádio e TV são instrumentos importantíssimos para os candidatos alavancarem suas campanhas e requer uma estratégia muito bem definida por suas equipes marqueteiras. A ascensão das redes sociais é clara e evidente na disputa eleitoral, porém a imagem e as narrativas contadas nas inserções nas telinhas do eleitorado em horário nobre é de importância insubstituível.  

Dos sete candidatos à prefeitura de Goiânia, seis irão dispor de horário eleitoral gratuito. A Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.610/2019 determina que a distribuição do horário seja de acordo com o número de representantes das chapas na Câmara dos Deputados. Dessa forma, o Professor Pantaleão (UP) não terá tempo de rádio e TV.

Sandro Mabel (União Brasil) é o candidato – com larga vantagem – com maior tempo disponível. A estratégia da equipe de marketing do candidato da base governista apostou neste primeiro final de semana em divulgar o currículo empresarial e político de Mabel, além do fato de ser apadrinhado pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil), para preencher os 3 minutos e 11 segundos que a chapa do postulante tem direito. Apostando na cartilha de gestor respaldado, Mabel foca em aspectos como saúde, trânsito e educação como os que “Goiânia tem pressa” – bordão adotado pelo candidato. 

Única representante mulher no pleito de outubro e com o segundo maior tempo de propaganda eleitoral gratuita, a deputada federal Adriana Accorsi (PT) aposta em mostrar sua biografia, passando pelo início de sua vida no Jardim Novo Mundo e sua carreira na Polícia Civil, nos 2 minutos e 5 segundos que terá gratuitamente. O resgate da imagem de seu pai Darci Accorsi, ex-prefeito de Goiânia que governou a cidade entre 1993 e 1996, também é uma aposta do horário eleitoral da candidata. Não se sabe se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará nas propagandas junto a Accorsi, que tem mantido uma postura de cautela na vinculação de sua imagem ao petismo já que a sigla não desfruta de grande popularidade na capital goiana. 

Na contramão de Accorsi, Fred Rodrigues (PL) tenta nacionalizar a eleição da prefeitura de Goiânia. O candidato aposta no apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e se apresenta como o nome à direita nas eleições municipais deste ano. O nome que substituiu o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) disse que vai resolver problemas históricos da capital. Fred, que já afirmou diversas vezes que o eleitorado de Goiânia é de direita e conservador, vai contar com 1 minuto e 56 segundos. 

O senador Vanderlan Cardoso, candidato pelo PSD à prefeitura, também aposta na estratégia de se apresentar como modelo de gestão, apontando os problemas vividos pela cidade e se mostrando como o gestor capaz de resolver as questões que permeiam a capital. O peessedista – que viu seu tempo de televisão e rádio dobrar com a coligação com o PP através de seu vice Paulo Daher, o que gerou polêmica na política goiana já que dirigentes da sigla tinham se comprometido com Mabel – possui 1 minuto e 44 segundos disponíveis para se apresentar e se apoia em suas gestões bem avaliadas em Senador Canedo. 

O atual prefeito e candidato à reeleição, Rogério Cruz (SD), quer nos 35 segundos que tem à sua disposição mostrar os resultados de sua governança na capital e colocar para o eleitorado a ligação que possui com Goiânia. Contando sua história de vida, ele relembrou também a disputa eleitoral de 2020, em que foi vice na corrida vitoriosa de Maguito Vilela.

Com o menor tempo disponível, o tucano Matheus Ribeiro tratou de se apresentar para a população goiana. O jornalista e candidato pelo PSDB, que conta com apenas 29 segundos de propaganda eleitoral gratuita, disse querer escutar os anseios do povo goiano para fazer um governo com participação do eleitorado.

Veja também