O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Transparência

TSE lacra sistema que será usado nas urnas das eleições de 2024

Pleito de outubro vai eleger prefeitos e vereadores

Postado em 10 de setembro de 2024 por Thiago Borges
TSE lacra sistema que será usado nas urnas das eleições de 2024
TSE lacrou sistema eleitoral para garantir lisura nas eleições municipais Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, comandou, na tarde esta terça-feira (10), a cerimônia de assinatura digital e de lacração dos sistemas eleitorais para as eleições municipais de 2024. Os dois atos fazem parte do calendário eleitoral e estão previstos em resolução do TSE (nº 23.673/2021).

Durante o evento, no edifício-sede do tribunal, em Brasília, a ministra Cármen Lúcia destacou que as urnas são confiáveis. “Nem adianta tentar plantar [dúvidas] porque [o sistema] já foi várias vezes testado. Em todos os exames feitos, se tem a proclamação verdadeira da inviolabilidade da urna da segurança do processo eleitoral, da garantia a todos os cidadãos que ele é livre naquela cabine, que ele é o único responsável pelo seu voto e que cada município, cada estado brasileiro e o próprio Brasil depende deste voto.”

Leia mais: Projeto que concede anistia a golpistas do 8/1 avança na Câmara

Cármen Lúcia frisou a responsabilidade cívica de cada cidadão na escolha de prefeitos e vereadores e convidou os brasileiros a compareçam às urnas. O primeiro turno das eleições acontece em 6 de outubro. No dia 27 de outubro, nos municípios onde houver segundo turno, acontece o desempate.

“Democracia é uma experiência de vida que a gente pratica todos os dias. Esse chamamento ao voto é um convite a que cada um se responsabilize por este Brasil.”

Com informações da Agência Brasil

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também