Apesar do recuo, Delegada do PP lidera em Formosa
Vereadora Delegada Fernanda continua no favoritismo, embora tenha caído alguns pontos nas últimas pesquisas
Não é de hoje que a cidade de Formosa, que fica a 279 km de Goiânia, ou seja, 3h 44 de carro, parece inclinada a escolher, pela primeira vez, uma mulher para o cargo de maior prestígio da cidade, o de prefeita. Trata-se do boom chamado Fernanda Martins Lima, a delegada Fernanda. Vereadora eleita pela primeira vez em 2020, a mulher, de 35 anos, é um estrondo na cidade.
Discreta, humilde, anda de cabeça erguida com a sensação de estar fazendo o melhor à candidatura. E está. Por onde passa arrasta uma pequena multidão. O resultado: uma nova pesquisa eleitoral feita pela Real Time Big Data e divulgada pela TV Record Brasília avanço da candidata sobre o seu rival mais próximo, Décio do Ideal (Avante).
Ela também disputa com outro delegado, o Delegado Yasser, que é mais ligado às pautas de esquerda. Ele, contudo, não conseguiu atrair, como fez a colega de corporação, uma atenção mais afiada de grupos da cidade. Além do próprio PP, a delegada conseguiu apoio de outros oito partidos, entre eles, o União Brasil – legenda do vice, Samir Sahori -, PMB, PRTB, Republicanos, Podemos, Solidariedade, PDT e MDB.
A pesquisa revela um cenário de polarização e empate técnico na disputa pela prefeitura de Formosa. De acordo com os dados, a Delegada Fernanda lidera com 31% das intenções de voto, enquanto Décio do Ideal segue de perto com 28%. A diferença entre os dois candidatos está dentro da margem de erro da pesquisa, caracterizando um empate técnico
Décio do Ideal é o candidato que mais cresceu nos últimos 30 dias, o que aponta para uma possível virada na disputa. Especialistas indicam que o crescimento constante de Décio, aliado à sua campanha sólida, pode reverter o cenário atual, principalmente considerando o alto número de
A Delegada Fernanda, que antes liderava com folga e chegou a registrar quase 47% nas pesquisas anteriores, viu sua vantagem diminuir significativamente. O cenário desfavorável pode ser atribuído ao aumento de sua contaminação e à insatisfação com o grupo político que a apoia, fatores que ameaçam ainda mais sua posição
Além dos dois candidatos em destaque, a vereadora Simone Ribeiro (PL) aparece em terceiro lugar, com 13% das intenções de voto. Logo atrás, o Delegado Yasser (PV) está tecnicamente empatado com 11%. Em quarto lugar, o radialista Fábio Júnior (PSDB) – o Águia – possui 1%.
A pesquisa também revelou que cerca de 50% dos candidatos ainda não decidiram em quem votar. Esse número significativo de indecisos será crucial para determinar o resultado final da eleição.
Dependendo das campanhas na cidade, considerada uma das mais acirradas dos últimos pleitos, a indecisão vai terminar com a escolha de um dos proponentes que se jogam nas ruas, em reuniões nos lares, instituições – sobretudo religiosas e organizações sociais – e em carreatas pela cidade.
Semanas atrás, Brasil Júnior – um provável candidato de oposição à candidata – concedeu entrevista ao jornal O Hoje de forma bem empolgada. Ele havia dito à reportagem que seria candidato à prefeitura pouco antes. Mas, agora, engolido pelo sucesso da delegada, compõe, como um dos melhores cabos eleitorais, a base do projeto da candidata. “Todo mundo unido”, diz ele. “Não tem como não apoiar. Temos nove partidos, mais de 150 candidatos a vereador. Maior coligação de toda a história de Formosa”, apontou à ocasião.