quinta-feira, 20 de agosto de 2026
Crime bárbaro

Assassinato de candidata a vereadora e irmã foi transmitido por videochamada para preso; entenda

Detento passou três horas em contato com os executores, ordenando as torturas que resultaram nas mortes das irmãs

Otavio Augustopor Otavio Augusto em
Assassinato de candidata a vereadora e irmã foi transmitido por videochamada para preso; entenda
Irmãs mortas em sequestro. Foto: Reprodução

A princípio, a Polícia Civil investiga o assassinato de Rayane Alves Porto, de 25 anos, candidata a vereadora em Porto Esperidião, a 358 km de Cuiabá, e de sua irmã Rithiele Alves Porto, de 28 anos. O delegado Higo Rafael afirmou que o assassinato de candidata a vereadora e irmã teve liagação com um preso da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá. Ele encomendou o crime e passou cerca de três horas em videochamada com os executores, coordenando as torturas que resultaram nas mortes.

Videochamada para preso

Além disso, o delegado explicou que os criminosos seguiram as ordens do detento durante todo o período, cumprindo o que ele determinava. Sendo assim, a facção criminosa envolvida já havia decretado a morte das vítimas antes do crime. A polícia prendeu dez pessoas suspeitas de participação no assassinato, mas descartou a envolvimento de uma menor de idade, liberando-a após investigação.

A polícia também realizou buscas na cela do detento que ordenou o crime, onde encontrou e apreendeu um celular, que será analisado pela perícia. Conforme as investigações, o crime foi motivado por uma foto publicada pelas irmãs nas redes sociais. Na imagem, elas faziam um gesto associado a uma facção rival à que cometeu os assassinatos.

No local do crime, a polícia encontrou o irmão das vítimas gravemente ferido. Os criminosos cortaram um dos dedos e a orelha dele, além de desferirem facadas na região da nuca. A princípio, os investigadores encontraram também dedos e cabelos de uma das irmãs em outros cômodos da casa. Enfim, localizaram os corpos de Rayane e Rithiele em um quarto, ambos com sinais de tortura e com os cabelos cortados.

O namorado de uma das irmãs conseguiu escapar do cativeiro após pular o muro. Ele relatou que os agressores o torturaram física e psicologicamente e se identificaram como membros de uma facção criminosa.

Por fim, após cometerem o crime, quatro dos suspeitos deixaram o local de táxi, se hospedaram em um hotel da cidade e fizeram compras em uma loja. A polícia autuou os maiores de idade em flagrante por sequestro, cárcere privado, tortura, duplo homicídio, tentativa de homicídio, lesão corporal, associação criminosa e corrupção de menores. Enfim, os adolescentes responderão por ato infracional análogo aos mesmos crimes.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

escorpiões

SAÚDE PÚBLICA

Escorpiões em áreas urbanas exigem cuidados dentro e fora de casa no DF

Medidas simples de higiene e vedação nos imóveis reduzem drasticamente o risco de picadas e o apa...
Mulher atropelada por adolescente em Goiânia entra em protocolo para investigar morte encefálica

Tragédia

Mulher atropelada por adolescente em Goiânia entra em protocolo para investigar morte encefálica

Neifa Freitas, de 50 anos, está internada em estado grave no Hugol; família aguarda conclusão dos...
Queimadas

Terra Ronca

Queimadas avançam em Goiás em meio a incêndio que destruiu 14 mil hectares

Goiás registra 225 focos entre 10 e 16 de agosto, alta de 40,6%; na região de Terra Ronca, fogo at...
Goiás

Crescimento das cidades

Urbanização avança em Goiás e amplia desafios de planejamento

Estado lidera o Centro-Oeste em extensão urbanizada, enquanto Goiânia aparece entre as cinco cidad...
Goiás está entre Estados que mais judicializam uso de dados pessoais

Justiça

Goiás está entre Estados que mais judicializam uso de dados pessoais

Goiás soma 686 processos relacionados à proteção de dados e ocupa segundo lugar no ranking nacio...
Prepare-se para o calor: Goiânia pode registrar 34°C nesta quinta (20)

PREVISÃO DO TEMPO

Prepare-se para o calor: Goiânia pode registrar 34°C nesta quinta (20)

Capital terá mais um dia de tempo seco, poucas nuvens e grande variação de temperatura ao longo d...
Heitoraí-GO abre concurso com 73 vagas e salários de até R$ 9.383

Concurso Público

Heitoraí-GO abre concurso com 73 vagas e salários de até R$ 9.383

Seleção reúne cargos de diferentes níveis de escolaridade e terá prova objetiva prevista para n...
Bancários paralisam atividades em todo o país nesta quinta-feira (20)

Categoria

Bancários paralisam atividades em todo o país nesta quinta-feira (20)

Bancários cruzam os braços nesta quinta após rejeição de proposta