O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 10 de outubro de 2024
Eleições 2024

Saúde é tema central na corrida eleitoral por Anápolis

Prefeitáveis têm apresentado propostas para área que é prioridade para o eleitorado anapolino

Postado em 24 de setembro de 2024 por Thiago Borges
Saúde é tema central na corrida eleitoral por Anápolis
Eerizânia, Gomide e Côrrea pautam saúde em disputa por Anápolis Foto: Reprodução

A corrida eleitoral é, sobretudo, uma disputa de angariação de votos. Candidatos buscam, de todas as formas, subir no conceito do eleitorado e minar as chances dos adversários para vencer o pleito que disputam. Com isso, dar ênfase nos maiores anseios da população apresentando propostas é uma tática de tempos na política. Em Anápolis, a saúde tem sido o principal eixo de preocupação do eleitorado e tem guiado os candidatos a pautarem o tema constantemente.

Antônio Gomide (PT), Márcio Corrêa (PL) e Eerizânia Freitas (União Brasil) são os principais candidatos na disputa eleitoral, segundo as pesquisas eleitorais que apontam os três nas primeiras colocações exatamente nesta ordem. E a urgência na cidade pela melhoria da saúde é tanta, que fica visível a estratégia dos candidatos. Gomide, Corrêa e Eerizânia escolheram como vice de suas respectivas chapas, um médico. O cardiologista Geraldo Espíndola (Rede) é o número dois do petista. Andando junto ao candidato de Jair Bolsonaro na cidade, o Dr. Walter Vosgrau (MDB) é o vice de Márcio. Completando a trinca, a candidata da base governista em Anápolis escolheu o médico otorrinolaringologista, Samuel Gemus.

Nos planos de governo, os prefeitáveis discorrem sobre suas promessas para o campo da saúde, caso sejam eleitos. Gomide promete realizar concursos públicos na áreas; reestruturar serviços de urgência e emergência em 5 UPAs; a implantação do “Programa municipal de redução da mortalidade materna e infantil” que conta com a construção da Maternidade municipal com atendimento pré-natal; ampliação da rede de UBSs; implantar equipes de saúde bucal nas UBSs com atendimento odontológico; implantar o programa “Farmácia Popular municipal” e construir 4 unidades de dispensação de medicamentos; construção de policlínica; e abertura do pronto socorro 24 horas no Hospital Municipal Alfredo Abraão.

Leia mais: Eleições 2024: candidatos de Goiânia já gastaram R$ 14 milhões em campanha

Corrêa também promete a abertura de vagas na área da saúde através de concursos públicos. Além disso, ampliação de horários de atendimento; criar unidade de atenção à mulher; implantar o Hospital Geral de Anápolis; construção de três policlínicas, um centro de diagnóstico, um centro de referência em psicologia e psiquiatria e um centro especializado em reabilitação para pacientes com necessidades fisioterapêuticas. Ademais, entre as principais proposições do candidato aparecem as implantações de duas UPAs 24 horas, reestruturação da rede de atenção a pessoas idosas e ampliação da parceria com a Santa Casa.

Já Eerizânia respondeu perguntas acerca do tema recentemente, quando foi sabatinada pelo jornal O Hoje. A candidata tratou do superlotamento dos leitos – um dos problemas crônicos na cidade. “Anápolis é polo. E se é polo, atende a mais de 60 municípios. Parabenizo o governador Ronaldo Caiado que triplicou o número de hospitais e UTIs em Goiás. Conjuntamente com ele, nós faremos com que os hospitais municipais Alfredo Abrahão, na região norte, e Georges Hajjar, na região leste no Leblon, funcione 24 horas de portas abertas. Com isso, também vamos construir duas UPAs e expandir a atenção primária”, constatou ela.

A postulante do União Brasil também pretende se unir em parceria com o governo estadual para ampliar o número de UTIs no município; ampliar cobertura nos CAPS; fortalecer a rede de apoio psicossocial nas UBSs e dobrar a capacidade de atendimento da UPA pediátrica. (Especial para O Hoje).

Veja também