Candidatos se movimentam em reta final de campanha
Postulantes a comandar o Paço Municipal alinham estratégias com seus grupos para ações até o dia 6 de outubro
Com a proximidade do pleito das eleições municipais deste ano, com o primeiro turno acontecendo no dia 6 de outubro, os candidatos intensificam suas jornadas a fim de angariar, nos instantes finais da corrida eleitoral, o voto do eleitorado. Os prefeitáveis que almejam comandar Goiânia pelos próximos quatro anos decidem, junto aos seus marqueteiros e equipes, quais serão as estratégias adotadas para a reta final do período de campanha eleitoral – quando o assunto “eleições” não sai da boca do povo.
O candidato Matheus Ribeiro (PSDB), explicou como serão os dias finais de campanha. “O foco na reta final é na mobilização, é em virar voto dos que estão indecisos, de quem está descrente dessa política tradicional que há tantos anos comanda Goiânia e não é mais capaz de apresentar resultados para a cidade”, disse o jornalista, em áudio obtido pela reportagem do jornal O Hoje.
“Nossa campanha nas ruas segue com a melhor estratégia que poderíamos adotar: orgânica, respeitosa, sem atrapalhar o trânsito e conversando olho no olho com o cidadão”, completou Matheus, que ainda ressaltou que continua ativo nas redes sociais para divulgar as propostas que apresenta para a cidade.
Candidato à reeleição, a campanha do prefeito Rogério Cruz (SD) foca na movimentação pelas regiões da capital. “Todos os dias, cerca de 200 voluntários percorrem uma determinada região fazendo um cinturão com a mensagem do candidato”, afirmou membro da campanha de Rogério. Ao final do trajeto, há um comício do candidato com moradores e transeuntes em determinadas regiões. Há expectativa é que na reta final, a comunicação digital também seja reforçada, buscando atingir o máximo de eleitores possíveis com conteúdos sobre os feitos do prefeito durante o mandato.
Leia mais: Associação de Nunes a Bolsonaro e de Boulos a Lula cresce em São Paulo
O deputado federal Rubens Otoni (PT-GO), coordenador de campanha da candidata petista Adriana Accorsi, conversou com a reportagem do jornal O Hoje, para tratar dos planos para a reta final de campanha. “Vamos aproveitar para ocupar as ruas de todas as regiões de Goiânia na última semana, multiplicando as panfletagens, caminhadas, adesivaços e carreatas”. O parlamentar afirmou que é “uma forma de chegar a cada eleitor da nossa cidade”.
Otoni ressaltou que nas participações em TV e rádio, o foco continuará sendo apresentar soluções para os desafios da capital goiana. Após o núcleo de Accorsi observar o crescimento através de ações na rua, Rubens garantiu que o “objetivo é ter a militância toda na rua nesta última semana, dialogando com as pessoas em todas as regiões da cidade”.
Candidato da Unidade Popular, o Professor Pantaleão e seus companheiros também devem movimentar a cidade. Em contato com a assessoria do candidato, o foco da campanha é intensificar as campanhas de rua, com panfletagens e porta a porta. Entre as principais atividades da chapa do Professor, constam atividades em porta de faculdades e feiras, com concentração na Feira do Guanabara. Ademais, caminhada por Campinas, junto a militância do partido e candidatos à vereança; participação na Marcha por Justiça Climática no Vaca Brava; porta a porta no setor Leste Vila Nova e setor Novo Mundo; e uma reunião com apoiadores e candidatos da chapa.
Nome da base caiadista à prefeitura, Sandro Mabel (União Brasil) continuará com as intensas atividades nas ruas, o que tem feito desde o período de pré-campanha. A continuidade do palanque móvel pelas ruas de Goiânia é uma das estratégias da campanha do empresário. Estão marcados um grande bandeiraço na Praça Tamandaré e uma carreata/motociata saindo do pátio do estacionamento da SGPA, ambas com participação do governador Ronaldo Caiado. Além disso, um passeio ciclista com Caiado e a primeira-dama, Gracinha, deve acontecer.
Os dias finais de campanha de Mabel trarão uma tradição do MDB, aliado do União Brasil. Uma carreata na Avenida Anhanguera, saindo do Jardim Novo Mundo e terminando no Terminal Padre Pelágio. O dia final de campanha será marcado por uma caminhada saindo da Praça Joaquim Lúcio até a Praça do Botafogo e uma carreata na Região Norte e Noroeste da capital.
O senador Vanderlan Cardoso também irá intensificar as campanhas na rua. “Vanderlan vai triplicar o número de caminhadas e carreatas nesses últimos dias”, afirmou membro da campanha do peessedista. A intenção do grupo do candidato é intensificar as ações nas ruas por todas as regiões de Goiânia, seguindo a aposta de contato direto com o eleitor, por intermédio de caminhadas e carreatas. Além disso, os planos são: prestigiar eventos de vereadores e visitas a entidades civis e religiosas; participação em debates, entrevistas e podcasts; focar, na propaganda eleitoral, no perfil gestor do candidato, explorando que é o único entre os concorrentes que possui experiência nos setores privado e público, como executivo.
A reportagem do jornal O Hoje entrou em contato com a assessoria do candidato do PL, Fred Rodrigues, para saber quais as ofensivas do candidato e sua equipe para a reta final de campanha. Entretanto, não obteve resposta sobre o planejamento do candidato, até o fechamento desta edição. (Especial para O Hoje).