O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 28 de novembro de 2024
Haddad presidente?

Pacote fiscal alimenta especulações sobre Haddad como candidato do PT em 2026

Oposição vê possível articulação de Lula para sucessão presidencial

Postado em 28 de novembro de 2024 por Bruno Goulart
Haddad em novas medidas. Foto: Divulgação

Parlamentares da oposição estão atentos à estratégia do governo Lula (PT) ao escalar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para apresentar em rede nacional o pacote de políticas fiscais na noite de quarta-feira (27/11).

A medida, que incluiu o anúncio de cortes de R$ 70 bilhões e a ampliação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, foi vista como um movimento estratégico com possíveis implicações eleitorais.

Leia mais: Bolsonaro cogita refúgio em embaixada para evitar prisão

A inclusão da taxação de “super-ricos” no pacote fiscal e a centralidade de Haddad na comunicação geraram críticas de parlamentares, que classificaram o ato como uma “apresentação eleitoreira” do ministro. “No programa, só faltou a estrelinha do PT e o número”, ironizou um parlamentar da oposição.

Especulações sobre Haddad

Entre os congressistas, crescem as especulações de que Lula estaria preparando o terreno para lançar Haddad como candidato do PT à sucessão presidencial em 2026.

Essa análise ganha força diante da inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro e da necessidade do PT de consolidar uma liderança para o próximo pleito.

“O cenário muda se o entendimento for de que Haddad será o candidato. Nesse caso, ele automaticamente se torna alvo prioritário da oposição”, avaliou um deputado. A centralidade de Haddad em um anúncio de alto impacto reforça essa percepção, segundo adversários políticos.

O discurso em rede nacional também foi interpretado como uma tentativa de reforçar a imagem de Haddad como gestor técnico e capaz de articular políticas fiscais equilibradas, ao mesmo tempo em que busca consolidar o apoio das bases ao governo Lula.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também