Lula embarca para a Cúpula do Mercosul no Uruguai nesta quinta-feira (5)
Uma das expectativas da Cúpula é fechar um acordo de livre comércio com a União Europeia
Chefes de estados sul americanos se encontram nesta quinta-feira (5) em Montevidéu, no Uruguai, para participar da Cúpula do Mercosul a fim de fechar um acordo de livre-comércio com a União Europeia até esta sexta-feira (6). A expectativa vem com a confirmação da presidenta da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, para a reunião. Desde 1999 o bloco sul americano tenta fechar um acordo comercial com a União Europeia, contudo, sem sucesso.
Enquanto isso, o presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca neste dia 5 para visitar o país e deve pousar no fim da tarde. No Uruguai, foi divulgado que Lula ainda pretende visitar o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica, ao qual considera um amigo e aliado político. O encontro também ocorre após a vitória do herdeiro político de Mujica para a presidência, Yamandú Orsi, ao qual já visitou Brasília anteriormente.
Leia também: CCJ aprova PEC que permite ao Congresso barrar empréstimos internacionais do BNDES
Anteriormente, o presidente uruguaio afirmou em entrevista que se preocupa com o Brasil sem a continuação do petista no poder e sem um herdeiro político. “Lula está perto dos 80 anos de idade. E ele não tem substituto. Essa é a desgraça do Brasil”, afirma.