PF faz operação contra compra de votos em Roraima
A instituição aponta que diante dos indícios de corrupção eleitoral, foi autorizada medida cautelar de busca e apreensão
A Polícia Federal (PF) deflagra operação, em Roraima, que objetiva investigar e desarticular um esquema de corrupção eleitoral, no penúltimo dia do ano, 30 de dezembro. De acordo com o órgão, a característica de atuação do grupo é o aliciamento de eleitores e compra de votos. A investigação ocorreu nos municípios de São Luiz do Anauá e Rorainópolis e na ação foi cumprido um mandado de busca e apreensão. Em nota a PF informou que esta é a 16ª operação realizada pela Polícia Federal em Roraima somente no ano de 2024, com o objetivo de combater crimes eleitorais.
Ainda, de acordo com a nota do órgão, as investigações tiveram início após abordagem veicular ocorrida em rodovia estadual que liga os municípios de São Luiz do Anauá e Rorainópolis, durante o período eleitoral de 2024. Na ocasião, foram encontrados no veículo materiais que seriam supostamente utilizados para a prática de compra de votos em favor de candidata à cargo eleitoral em Rorainópolis.
Assim, a instituição aponta que diante dos indícios de corrupção eleitoral, foi autorizada medida cautelar de busca e apreensão com a finalidade de aprofundar as investigações e coletar provas para a identificação e responsabilização criminal de seus autores.
Leia mais: Polícia Civil deflagra “Operação Trevo Ardiloso” para combater corrupção em Silvânia
A Polícia Federal ainda esclarece que a repressão aos crimes eleitorais é essencial para garantir a integridade do processo democrático. A atuação rigorosa da Polícia Federal em Roraima contra esses crimes não só desestimula a repetição dessas condutas, mas também reforça o princípio da legalidade e a transparência do processo eleitoral. Com isso, a PF reafirma seu compromisso no combate à corrupção eleitoral no estado, não permitindo a impunidade de seus executores.