BRT de Goiânia adotará sistema de “metronização”; entenda
Novo modelo promete mais fluidez e redução no tempo de viagens do transporte coletivo
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), anunciou nesta sexta-feira (25/1) a implantação do sistema de “metronização” no BRT da capital.
A iniciativa, que começará em março, garantirá que os ônibus parem apenas nas estações, priorizando o transporte coletivo em cruzamentos com a utilização de semáforos inteligentes. O objetivo é reduzir o tempo das viagens em até 30% e aumentar a velocidade média dos ônibus de 15 km/h para 21 km/h.
Entenda o sistema de “metronização”
O sistema funcionará por meio de sensores que detectam a chegada dos veículos e ajustam os semáforos automaticamente, eliminando esperas em cruzamentos.
Leia mais: Trump fala em acordo comercial com a China
“Com a metronização, os ônibus terão mais fluidez, proporcionando conforto e agilidade para os usuários. Dentro de um ano, teremos o sistema mais eficiente do Brasil”, afirmou Mabel durante a entrega da reforma do Terminal Novo Mundo.
A modernização do transporte público também inclui a instalação de semáforos integrados em toda a cidade até o primeiro semestre de 2026.
Além disso, a gestão municipal iniciará, em fevereiro, um mutirão para desobstruir os grandes eixos viários, como as avenidas Jamel Cecílio, Castelo Branco e Mutirão. Segundo o prefeito, essas ações reforçam o compromisso com a mobilidade urbana e o bem-estar da população.
O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, destacou que o modelo adotado é semelhante ao de sistemas metroviários, onde os veículos têm prioridade absoluta. “É um marco para Goiânia, trazendo tecnologia e dignidade ao transporte público. Estamos entregando mais agilidade, segurança e qualidade aos usuários”, explicou.
A medida faz parte de um esforço conjunto da prefeitura e do governo estadual para modernizar o sistema de transporte coletivo na região metropolitana.