O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Previsão

Defesa estima que Bolsonaro deve ser preso em outubro

Advogados do ex-presidente calcularam andamento da ação penal

Thiago Borgespor Thiago Borges em 12 de junho de 2025
Defesa estima que Bolsonaro deve ser preso em outubro
Foto: Gustavo Moreno/STF

Réu por tentativa de golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve ser preso em outubro, segundo as previsões da defesa e dos aliados do ex-chefe do Executivo. A informação é da jornalista Mônica Bergamo, colunista da Folha de São Paulo.

Após as oitivas do “núcleo 1” — o grupo crucial da trama golpista, segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República — na Suprema Corte na última terça-feira (10), os advogados do ex-presidente calcularam como seguirá o calendário da ação penal.

O próximo passo será o requerimento de novas diligências do caso, que serão solicitadas pelos advogados em um prazo de até cinco dias. Na próxima semana, o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, deve despachar sobre cada um dos pedidos. A expectativa das defesas de Bolsonaro e companhia é de que Moraes rejeite os requerimentos. 

Na sequência, o magistrado abrirá um prazo de 15 dias para que a PGR apresente suas considerações finais sobre o caso. A defesa já entende que a procuradoria deve recomendar a condenação do ex-presidente. 

Leia mais: Deputados do PL protagonizam bate-boca com Haddad na Câmara

Após as alegações da PGR, será a vez das defesas dos réus e do delator, tenente-coronel Mauro Cid, apresentarem suas considerações finais, também com prazo de 15 dias. Logo, essa parte do processo tende a ser encerrada em meados de julho e agosto.  

O entendimento é que, na sequência, Moraes apresente seu relatório final e marque o julgamento para o mês de agosto. Segundo a previsão, a defesa do ex-presidente deve apresentar os embargos em setembro, porém, a expectativa é que o ministro recuse todos. Com isso, Bolsonaro seria preso em outubro. 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também