quinta-feira, 8 de outubro de 2026
Influenza

Municípios ampliam cobertura contra Influenza com estratégias de mobilização

Resultado foi alcançado por 61 localidades, que superaram o índice de 50% com novo esquema de ampliação do horário de vacinação, visitas domiciliares e uso de carros de som

Anna Salgadopor em
Municípios ampliam cobertura contra Influenza com estratégias de mobilização
Foto: Iron Braz

Um total de 61 municípios com cobertura vacinal baixa teve aumento significativo da imunização contra a Influenza após adotar estratégias simples e contínuas, recomendadas pelo Governo de Goiás.

Dentre esses, 11 municípios de diferentes regiões do Estado apresentaram índices superiores a 60%. Outros 50 superaram a marca de 50% de cobertura vacinal. Damolândia, na Região de Saúde Central, lidera com 74,6%. Na sequência aparecem Caturaí (67%), Brazabrantes (65,7%), São Miguel do Passa Quatro (65,1%) e Palminópolis (63,7%).

Leia mais: “Maior evento neste país”, diz Caiado ao exaltar Trindade, consagrada capital da fé

O avanço é resultado de ações preconizadas pelo Governo de Goiás desde o início da Campanha de Vacinação contra a Influenza, em 1º de abril. O secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, tem conclamado os gestores municipais a desenvolverem estratégias para alcançar a meta de 95% de cobertura entre os grupos prioritários, como idosos, gestantes, crianças de 6 meses a 5 anos e pessoas imunodeprimidas.

Damolândia melhorou os índices ao ampliar o horário de funcionamento do posto de vacinação, deslocar equipes para o Centro de Convivência de Idosos e realizar busca ativa na cidade e na zona rural. “Os agentes de saúde e as equipes de vacinação percorreram casa por casa com os objetivos de conscientizar e vacinar as pessoas acamadas, portadores de doenças crônicas e demais componentes dos grupos prioritários”, afirma a secretária municipal de Saúde, Suely Aparecida da Silva.

Em Brazabrantes, a secretária municipal de Saúde, Ângela Stival Leal, apostou na divulgação por meio de carros de som e redes sociais. As equipes também fizeram visitas domiciliares, participaram de reuniões com grupos de idosos, ampliaram o horário de vacinação, abriram os postos aos sábados e percorreram as escolas para vacinar crianças menores de 5 anos.

A subsecretária de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, destaca a importância de que todos os gestores municipais sigam os bons exemplos. “A imunização é fundamental para evitar mortes e complicações por Síndrome Respiratória Aguda Grave, a Srag”, enfatiza.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, neste ano já foram registrados 6.864 casos de Srag em Goiás, com 413 mortes. Do total, 1.150 foram causados por Influenza e 308 por Covid-19.

Emergência

Os baixos índices de cobertura vacinal e o avanço dos casos de Srag por sete semanas consecutivas levaram o Governo de Goiás a decretar Situação de Emergência em relação à Síndrome Respiratória Aguda Grave. A Secretaria de Estado da Saúde ampliou a rede de atendimento com 163 novos leitos de UTI e 50 leitos de suporte ventilatório em 52 municípios de todas as regiões do Estado.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Vai trabalhar no feriado de segunda (12)? Veja se tem direito a receber em dobro

DIREITO DO TRABALHO

Vai trabalhar no feriado de segunda (12)? Veja se tem direito a receber em dobro

Empregado convocado para trabalhar no Dia de Nossa Senhora Aparecida deve ganhar uma folga compensat...
Caldas Novas receberá voos com novo Embraer da Latam

BORA?

Caldas Novas receberá voos com novo Embraer da Latam

Companhia recebeu primeiro E195-E2 e prevê usar a aeronave em algumas frequências entre Guarulhos ...
Polícia Civil prende 10 suspeitos em operação contra tráfico de drogas na Cidade de Goiás

crime

Polícia Civil prende 10 suspeitos em operação contra tráfico de drogas na Cidade de Goiás

Grupo investigado seria responsável por remessas de drogas e distribuição de entorpecentes na Cid...
Polícia apreende 800 kg de drogas que teriam saído de Rondônia com destino a Goiânia

Tráfico de drogas

Polícia apreende 800 kg de drogas que teriam saído de Rondônia com destino a Goiânia

Suspeito teria recebido R$ 100 mil para transportar os entorpecentes, segundo a PM
Alta de feminicídios desafia próxima gestão de Vilela em Goiás

Segurança da mulher

Alta de feminicídios desafia próxima gestão de Vilela em Goiás

Estado registrou 47 mortes no primeiro semestre, alta de 113%; medidas de proteção e monitoramento...
Saiba o que abre e o que fecha no feriado de 12 de outubro em Goiânia

O ASSUNTO É: FOLGA!

Saiba o que abre e o que fecha no feriado de 12 de outubro em Goiânia

Serviços essenciais funcionam em regime de plantão nas unidades e órgãos municipais. Expediente ...
MPGO mira suspeitos de fraudar licitações da merenda de 110 escolas estaduais em Goiânia

Operação

MPGO mira suspeitos de fraudar licitações da merenda de 110 escolas estaduais em Goiânia

Investigação aponta que empresas teriam vencido licitações com propostas até 50% abaixo do valo...
teste ist

PREOCUPANTE

Goiás soma 49,8 mil casos de sífilis, HIV e hepatites

Dados da SES-GO mostram maior concentração de sífilis e HIV entre jovens de 20 a 29 anos e predom...