O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 6 de dezembro de 2025
Regulamentação das redes

Após polêmicas sobre regulação das redes, PT dialoga com bigtechs

Presidente da sigla se reuniu com Google e TikTok e buscou contato com Kwai

Marina Moreirapor Marina Moreira em 17 de setembro de 2025
reuniao dn debate sitedopt 003
Edinho Silva, presidente nacional do PT, foi procurado por representantes das big techs para abrir diálogo - Créditos: Divulgação/PT

O novo comando nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) se reuniu nas últimas semanas com representantes das big techs com o intuito de estabelecer canais de diálogo com as empresas. O movimento ocorre após atritos causados pela tramitação do Projeto de Lei das Fake News no Congresso Nacional e pela defesa que o partido do presidente Lula (PT) faz da regulamentação das redes sociais.

A sigla chegou a agendar um workshop no primeiro semestre para seus dirigentes com a Meta, empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, mas cancelou após críticas de petistas. Com a posse da nova executiva nacional do partido, que ocorreu em agosto, representantes dessas empresas passaram a procurar a nova cúpula da sigla para encontros institucionais para estabelecer uma relação.

Acesse também: Assim como oposição, aliados de Lula também se engajam em anistia

A iniciativa das empresas também acontece num momento em que o governo Lula deve enviar um novo projeto de lei ao Congresso para tratar da regulamentação das big techs. A discussão tem causado atritos com o governo dos Estados Unidos, já que a gestão Donald Trump se opõe à fiscalização das plataformas e ameaçou aplicar “tarifas substanciais” para os países que adotarem esse tipo de medida.

A aproximação ocorre após episódios de conflito do partido com as grandes empresas de tecnologia. O tensionamento começou com a atuação para aprovar o projeto de lei de combate à disseminação de fake news e regulação das plataformas digitais, na Câmara dos Deputados. A proposta visa, entre outros pontos, responsabilizar as big techs por conteúdos criminosos publicados nas plataformas. (Especial para O HOJE)

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também