O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 21 de dezembro de 2025
Projeto de Lei

Câmara aprova projeto que cria selo para instituições que liberam crédito para microempreendedores

Projeto de autoria do vereador Luan Alves (MDB) incentiva a criação de linhas de microcrédito por instituições privadas e cooperativas em Goiânia

Thiago Borgespor Thiago Borges em 30 de setembro de 2025
Luan Alves volta a cobrar quorum na CCJ e alfineta secretaria de Governo 1024x607 1
Vereador Luan Alves (MDB) é o autor do projeto | Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em segunda votação no plenário, nesta terça-feira (30), o projeto que estabelece a criação do selo “Microcrédito Solidário Goianiense”, concedido às instituições financeiras que concedem crédito para microempresas da capital goiana.

O texto, de autoria do vereador Luan Alves (MDB), busca fortalecer o empreendedorismo local. “A ideia é justamente contribuir com o desenvolvimento de Goiânia. Temos trabalhado em várias frentes e essa é mais uma proposta para incentivar os empreendedores”, afirmou o vereador, que preside a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

A matéria estabelece que o selo será concedido a entidades que reconheçam, apoiem e fomentem iniciativas de microcrédito produtivo e orientado, voltadas principalmente a pequenos empreendedores, trabalhadores autônomos e integrantes da economia informal. “Queremos contribuir para que a cidade evolua, tanto com parcerias quanto com estímulo ao empreendedorismo”, acrescentou Alves.

Com a aprovação em plenário, o projeto segue agora para sanção do prefeito Sandro Mabel (União Brasil). Caso seja transformado em lei, as entidades certificadas poderão utilizar o selo em sua identidade visual e em materiais publicitários, com a chancela institucional da Prefeitura de Goiânia.

Na justificativa, o vereador destaca que o microcrédito — empréstimos de baixo valor, concedidos com metodologia assistida e voltados à produção — tem se consolidado como instrumento eficaz de inclusão financeira, democratização do crédito e combate à pobreza.

Alves também lembra que, em nível nacional, o Programa de Microcrédito Produtivo Orientado (Lei nº 13.636/2018) ampliou a participação de instituições públicas e privadas no apoio a microempreendedores. “Estudos mostram que o microcrédito aumenta a produtividade dos pequenos negócios e, em regiões vulneráveis, pode elevar a renda familiar em até 60%”, ressaltou o parlamentar.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também