Pré-candidatos apresentam suas estratégias na corrida pelo governo estadual
Daniel, Wilder e Marconi irão disputar o Palácio das Esmeraldas e articulações e táticas eleitorais já estão em jogo
Com três pré-candidatos definidos, a corrida eleitoral pelo Palácio das Esmeraldas já está em andamento. O vice-governador Daniel Vilela (MDB), o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) e o senador Wilder Morais (PL) são postulantes definidos para a disputa pelo governo estadual em 2026 e começaram a empenhar suas estratégias eleitorais.
Em ritmo de pré-campanha, Vilela tem se dedicado em ampliar sua capilaridade nos grandes colégios eleitorais. O vice-governador trabalha para pulverizar seu projeto político na Região Metropolitana da capital do Estado e no Entorno do Distrito Federal. Evidência do trabalho de Daniel foi o aniversário de 92 anos de Goiânia, no qual o vice-governador assumiu o protagonismo da gestão estadual e foi o representante do governo goiano nas festividades da Capital.
No Entorno, Vilela tem cumprido agendas ao lado da primeira-dama Gracinha Caiado, com o Goiás Social. O vice-governador já passou por Cristalina, Planaltina, Novo Gama, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Águas Lindas de Goiás só neste mês.
Além de levar o projeto social da gestão do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), Daniel acena politicamente para as lideranças do local. Recentemente, o prefeito de Novo Gama e Cristalina, Carlinhos Mangão (PL) e Dr. Luis Gustavo (União Brasil), este último eleito pelo PL em 2024, declararam apoio ao vice-governador.
Leia mais: Racha entre Congresso e governo Lula deve ser temporário, diz Lavareda
Marconi também trabalha para angariar respaldo nos colégios eleitorais que são expoentes no Estado. O ex-governador visitou as câmaras municipais de Goiânia, Anápolis, Trindade e Aparecida desde que anunciou que irá disputar o governo estadual no próximo ano.
No Legislativo da Capital, o tucano pediu apoio dos vereadores para elaborar seu plano de governo. Em Aparecida, destacou que sempre nutriu um bom relacionamento com os parlamentares aparecidenses e se reuniu com o ex-prefeito Vilmar Mariano. Na visita à Casa de Leis de Anápolis, Perillo recebeu a Comenda Henrique Santillo, honraria mais alta do parlamento anapolino.
Para além do seu projeto que visa o retorno ao Esmeraldas, Marconi trabalha para oxigenar o PSDB goiano. Os tucanos, outrora expoentes políticos no Estado, atualmente compõem a tímida oposição ao governo de Caiado.
Já Wilder busca fortalecer sua presença nos municípios e a destinação de emendas parlamentares é um importante instrumento para o parlamentar. Exemplo disso é o Hospital Municipal Natalino Alberto de Morais em Palmeiras de Goiás, que leva o nome do pai do senador. O parlamentar do PL destinou R$ 16 milhões com recursos de emendas para a obra.
A ação, invariavelmente, gera capital político para o parlamentar e o aproxima de lideranças locais. A aposta é na visibilidade das entregas e na consolidação de sua imagem como articulador de investimentos.
Dentro do PL, a corrente ligada a Wilder avalia que não basta ter uma representação forte apenas no Senado Federal. A prioridade é também ampliar a bancada de deputados federais, considerada estratégica tanto pelo peso político em Brasília quanto pelo impacto direto no fundo partidário e no tempo de propaganda de TV e rádio.
O projeto estadual é pensado de forma integrada ao fortalecimento do partido para que se tenha uma estrutura robusta para sustentar a disputa pelo governo goiano.