segunda-feira, 10 de agosto de 2026
Discursos pré-eleitorais

Debate sobre terras-raras está cada vez menos técnico e mais político

“Há todo um debate político que envolve as terras-raras, mas não há nada técnico”, avalia especialista em direito minerário

Marina Moreirapor Marina Moreira em
terras-raras
Pautas sobre exploração de minerais críticos está presente nos discursos de Lula, Flávio e Caiado - Créditos: Ricardo Stuckert / PR, Divulgação/Flickr e Walter Folador

A discussão sobre quem manda mais nas terras-raras e minerais críticos foi impulsionada com o pronunciamento do prefeito de Minaçu, Carlos Alberto Leréia (PSDB), que, com intuito de promover o que chamou de transparência sobre a venda da mineradora Serra Verde, buscou contar a sua visão sobre a polêmica que envolve a mineradora localizada no município em que administra. 

Cabe destacar que a reação do tucano se junta a um universo de posicionamentos no âmbito político em relação à exploração de terras-raras em Goiás, especialmente em Minaçu. A compreensão é de que o debate já não se limita ao campo técnico, mas está presente de forma significativa em discursos pré-eleitorais, sobretudo nas falas de pré-candidatos à Presidência do Brasil. 

“Nós temos um mineral que o Brasil tem abundância e que é importante nós produzirmos sim. E hoje, a produção tem que ser vendida. O Brasil tem que evoluir, usar essa tecnologia. Mas para isso, a gente tem que se preparar. Não adianta produzir bilhões de toneladas e armazenar. Hoje só tem um caminho, vender e vender para quem paga melhor”, disse Leréia em vídeo divulgado nas redes sociais. 

terras-raras
Prefeito de Minaçu, Carlos Alberto Leréia (PSDB) – Créditos: Will Rosa/Alego

O especialista em direito minerário Rodrigo Costa vê sentido na fala do prefeito. De acordo com o profissional, muitas mineradoras passam pela mesma situação em que a Serra Verde se encontra atualmente. Costa reitera que em Goiás há vários casos de mineradoras inglesas, canadenses e australianas que investem capital em território brasileiro após cumprirem normas do licenciamento ambiental. 

“Há todo um debate político que envolve as terras-raras, mas não há nada técnico. A questão é que qualquer empresa com CNPJ, não importa se o capital controlador é estrangeiro ou não, pode investir em pesquisa. Essa regra se aplica em quase todos os países democráticos do mundo”, pontua Rodrigo em entrevista ao O HOJE. 

Ideias condizentes 

O posicionamento do prefeito de Minaçu também vai ao encontro das ideias dos pré-candidatos ao Planalto Ronaldo Caiado (PSD) e Flávio Bolsonaro (PL), que avaliam como positiva a ausência de interferência da União no interesse dos Estados em terem domínio sobre as decisões inerentes à exploração de minerais críticos. 

“Só criar uma lei de autoridade estadual. Só isso. O Lula diz que eu vendi o Brasil, mas quem vendeu foi ele. Ele quer transformar o Brasil em 1.500, quer vender pau-brasil”, declarou Caiado, ex-governador de Goiás, em meio às discussões no Palácio do Planalto sobre a criação de um conselho ligado à Presidência da República para coordenar a agenda de minerais estratégicos no País. 

terras-raras
Caiado faz comparações das políticas públicas adotadas em seu governo com ações feitas nas gestões do petista – Créditos: André Saddi/Secom e Ricardo Stuckert/PR

Embate entre Estados e União

Ao contradizer Caiado, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Márcio Elias Rosa, afirmou em entrevista ao O HOJE que “a competência para regulamentar é da União. Esse subsolo pertence à União. Há situações em que a constituição veda a possibilidade de exploração de determinados elementos”, pontuou o ministro em resposta aos repórteres durante o programa “Bom dia, ministro”, exibido no dia 24 de abril. 

terras-raras
Ministro Márcio Elias Rosa – Créditos: SCS/Governo Federal

Flávio Bolsonaro reforçou que as terras-raras são fundamentais para o desenvolvimento de inteligência artificial e equipamentos americanos de defesa. “Sem esses componentes, a inovação tecnológica americana torna-se impossível e a produção do sistema militar avançado que mantém a superioridade americana cai nas mãos dos adversários”, alegou o pré-candidato ao Planalto pelo PL. 

terras-raras
Senador e pré-candidato à presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL) – Créditos: Senado Federal

Acesse também: Caiado diz que decisão sobre vice na chapa presidencial será adiada até convenções

Discurso da soberania

Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defende que as terras-raras e os minerais críticos existentes no Brasil são fatores que colaboram para a recuperação da cidadania sul-americana. “Dessa vez nós vamos nos juntar para dizer que os mineiros críticos e as terras-raras serão uma forma de a gente recuperar a cidadania do povo latino-americano”, ressaltou o chefe do Executivo federal diante dos casos de venda de mineradoras para gigantes dos Estados Unidos. 

terras-raras
Presidente da República, Lula da Silva (PT) – Créditos: Marcelo Camargo/ABr

De acordo com Rodrigo Costa, os embates de Lula com os demais pré-candidatos que defendem a venda de mineradoras do País para empresas estrangeiras se limitam ao espectro político. “É preciso dizer para quem está criticando o controle vindo de empresas estrangeiras que a companhia brasileira de alumínio, maior produtora de bauxita do Brasil, hoje é uma empresa chinesa. Eu não vejo ninguém falando sobre isso”, observa o especialista em direito minerário ao jornal O HOJE. (Especial para O HOJE)

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Cesar Bueno buscará contraponto às candidaturas de direita ao Governo de Goiás

Eleições 2026

Cesar Bueno buscará contraponto às candidaturas de direita ao Governo de Goiás

Defesa do legado petista será mote da campanha, que buscará concentrar o voto progressista na chap...
Dívidas

OPINIÃO

Dívidas de Goiás e da capital caminham para descontrole das contas públicas

Próximo governador terá como tarefa ajustar as contas do Estado, pois, nos últimos anos, a União...
Debate escancara força de mobilização e ausência do governador de Goiás no palco

OPINIÃO

Debate escancara força de mobilização e ausência do governador de Goiás no palco

Enquanto Daniel Vilela não compareceu ao primeiro debate, Marconi, Wilder e Luís César mobilizara...
Flávio

impedido PELO STF

Flávio escreve carta a Bolsonaro, chora e chama veto de “desumano”

Senador teve visita ao pai negada e usou carta para criticar a restrição e falar sobre sua campanh...
Daniel Vilela

Primeiro debate

Daniel ir ao debate pode ser risco; faltar também

Governador avalia estratégia que pode preservar sua vantagem ou abrir espaço para Marconi, Wilder ...
Daniel Vilela não participará de debate neste domingo em Goiás

não vai participar

Daniel Vilela não participará de debate neste domingo em Goiás

A campanha do governador e candidato à reeleição informou que a ausência ocorre por incompatibil...
STF

PROTEÇÃO ANIMAL

STF reforça dever de municípios na proteção de cães e gatos abandonados

Decisão em caso envolvendo Catanduva (SP) fortalece entendimento de que a proteção de animais é ...
Flavio Bolsonaro

ELEITORADO FEMININO

Flávio Bolsonaro promete indicar mulheres ao STF e busca ampliar apoio feminino

Durante agenda em São Paulo, candidato também criticou o STF, o governo Lula e reforçou apoio a a...