sexta-feira, 23 de outubro de 2026
Soldado

Bombeiro é indiciado por maus-tratos após morte de cachorro em Goiânia

Corpo de Bombeiros conclui investigação e indicia soldado por morte de cachorro em Goiânia

Otavio Augustopor em
Bombeiro é indiciado por maus-tratos após morte de cachorro em Goiânia
Foto: Reprodução

A Corregedoria do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás concluiu a investigação interna sobre a morte do cachorro comunitário Brutus e decidiu indiciar o soldado envolvido no caso pelo crime de maus-tratos a animais domésticos. O episódio ocorreu no dia 5 de abril, no estacionamento do Estádio Serra Dourada, em Goiânia.

Com o encerramento da apuração administrativa, os autos foram remetidos à Justiça Militar e encaminhados ao Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO). Agora, caberá ao órgão analisar o material reunido e decidir pelo oferecimento ou não de denúncia ao Poder Judiciário.

Além disso, o militar teve o porte de arma suspenso e foi afastado das atividades operacionais da corporação. Entretanto, permanece exercendo funções administrativas.

Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que o indiciamento ocorreu após análise interna do episódio envolvendo a morte do animal e que o procedimento seguirá para avaliação do Ministério Público.

images - 2026-05-25T200011.355
Foto: Reprodução

Investigação interna resultou em encaminhamento à Justiça Militar

O caso ganhou repercussão após a morte de Brutus, cachorro comunitário que vivia na região do estacionamento do estádio. Segundo o procedimento conduzido pela corporação, a conclusão da Corregedoria apontou indiciamento pelo crime relacionado a maus-tratos contra animal doméstico.

Desta forma, a investigação administrativa foi encerrada no âmbito interno do Corpo de Bombeiros e transferida para as etapas seguintes do processo judicial.

Paralelamente, a defesa do militar também se manifestou sobre o caso. O advogado responsável declarou que a estratégia jurídica sustenta que a conduta do bombeiro ocorreu diante de situação enquadrada como estado de necessidade.

Segundo a defesa, não haveria outro meio eficaz para impedir a agressão sofrida pelo agente.

cachorro
Foto: Reprodução

Militar relatou ataque durante prática de exercícios

Conforme depoimento prestado à Polícia Civil, o soldado afirmou que realizava exercícios físicos nas proximidades do Batalhão Especializado em Operações com Produtos Perigosos quando foi surpreendido por um grupo de seis cães.

Leia também: Forte aproximação entre Virginia e Zé Felipe levanta especulações nas redes

De acordo com o relato, Brutus teria avançado e mordido sua perna. O militar afirmou que tentou afastar o animal utilizando o celular, mas sem sucesso.

Na sequência, ainda segundo o depoimento, ele sacou a arma de fogo e realizou o disparo.

O bombeiro declarou que o objetivo seria assustar o cachorro. No entanto, o tiro atingiu o animal.

whatsapp-image-2026-04-11-at-11-23-14
Foto: Reprodução

Ainda conforme informado à investigação, o militar recebeu atendimento inicial no quartel e depois foi encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde recebeu medicação, vacinação e aplicação de soro.

Cachorro chegou a ser socorrido, mas não resistiu

Após o disparo, Brutus chegou a ser socorrido pela própria corporação. Contudo, o animal morreu posteriormente.

Desde então, o caso passou a ser acompanhado pelas autoridades e gerou repercussão entre moradores e entidades ligadas à proteção animal.

Por fim, a próxima etapa do procedimento dependerá da análise do Ministério Público sobre os elementos reunidos durante a investigação.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Brutus Corpo de Bombeiros Militar de Goiás Estádio Serra Dourada Justiça Militar maus-tratos a animais Ministério Público de Goiás

Veja também

Festival Viva Goiânia reúne Seu Jorge, Murilo Huff e Sandra de Sá na Avenida Goiás neste sábado

ANIVERSÁRIO DE GOIÂNIA

Goiânia 93 anos: veja a programação completa do Festival Viva Goiânia neste sábado

Festival Viva Goiânia reúne shows, esporte, moda e gastronomia na Avenida Goiás a partir das 9h, ...
Anápolis

tragédia em Goianésia

PCGO investiga morte de jovem de 21 anos em um motel em Goianésia

Jovem passou mal durante encontro e foi encontrada sem vida em uma suíte; homem que estava com ela ...
Polícia investiga mortes de bebês em São Paulo

investigação

Polícia investiga mortes de bebês em São Paulo

Inquérito apura seis casos de crianças que morreram após possíveis infecções hospitalares; adv...
Incêndio destrói apartamento de babá de filha de Virginia Fonseca em Goiânia

Incêndio em edificação

Incêndio destrói apartamento de babá de filha de Virginia Fonseca em Goiânia

A babá Jaqueline Bianca relatou nas redes sociais que perdeu os bens que levou anos para conquistar...
Operação da PCDF mira consórcio do tráfico que movimentou R$ 1,3 milhão em 60 dias

Tráfico de drogas no DF

Operação da PCDF mira consórcio do tráfico que movimentou R$ 1,3 milhão em 60 dias

Investigação aponta que grupo comprava drogas em outros estados e distribuía os entorpecentes a t...
Uso de remédios sem prescrição pode causar intoxicação e agravar doenças

Alerta na saúde

Uso de remédios sem prescrição pode causar intoxicação e agravar doenças

Pesquisa indica que nove em cada dez brasileiros tomam medicamentos sem prescrição; especialistas ...
Pai de Meghan Markle é investigado após denúncia do próprio filho nas Filipinas

IMAGENS DE ABUSO INFANTIL

Pai de Meghan Markle é investigado após denúncia do próprio filho nas Filipinas

Thomas Markle Jr. diz ter encontrado imagens de abuso sexual infantil entre os pertences do pai, em ...
Ônibus serão gratuitos no domingo de eleição em Goiânia e região metropolitana

2º TURNO

Ônibus serão gratuitos no domingo de eleição em Goiânia e região metropolitana

Gratuidade valerá durante toda a operação da RMTC no dia 25; linhas terão frequência de dias ú...