sexta-feira, 11 de setembro de 2026
Caso Master

Gilmar diz que crise do Master é “sistêmica” e critica associação do caso ao STF

Ministro afirmou que escândalo não está “na Praça dos Três Poderes”, mas na Faria Lima e diz que relação de magistrados com Daniel Vorcaro deve ser investigada

Thiago Borgespor em
Gilmar diz que crise do Master é “sistêmica” e critica associação do caso ao STF
Gilmar afirmou que os episódios devem ser investigados pelas autoridades competentes | Foto: Luiz Silveira/STF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que a crise do Banco Master tem sido direcionada “indevidamente” ao Judiciário e classificou o episódio como um problema “sistêmico” do mercado financeiro e dos órgãos de fiscalização. As declarações foram dadas em entrevista à Folha de S.Paulo.

Ao jornal, Gilmar afirmou que os episódios devem ser investigados pelas autoridades competentes, mas questionou a tentativa de estabelecer uma relação direta entre as conexões pessoais e a responsabilidade pela crise financeira.

“Isso certamente está sendo investigado e as autoridades competentes devem fazê-lo. Agora, qual a relação de causa e efeito? Pessoas que fizeram empréstimos ou que eram correntistas têm responsabilidade? Claro que não”, declarou.

O caso ganhou repercussão após revelações de envolvimento e de relações do ex-banqueiro Daniel Vorcaro com ministros do STF, entre eles Alexandre de Moraes e Dias Toffoli. A Polícia Federal (PF) apura negócios da família de Toffoli ligados ao resort Tayayá e contatos entre Vorcaro e Moraes, em contratos firmados entre o banco e o escritório da esposa do ministro.

Leia mais: O que explica a rejeição recorde a Lula em Goiás?

Desgaste de imagem

O ministro também reagiu aos dados recentes do Datafolha que apontaram desgaste da imagem do STF junto à população. Segundo o decano do Supremo, houve uma transferência equivocada de responsabilidades para a Corte, enquanto órgãos de fiscalização financeira deixaram de atuar de forma adequada.

“A crise do Master não está na Praça dos Três Poderes, está na Faria Lima”, afirmou. Gilmar ainda criticou a atuação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), ao afirmar que o órgão permaneceu “há mais de um ano com três diretores a menos”, além de citar supostas falhas de fiscalização do Banco Central (BC).

“Não quero isentar de responsabilidade quem tem, mas me parece que você coloca o Tribunal num corredor polonês”, reclamou o magistrado.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

celina-leao-debate

Saúde Mental

Celina Leão rebate acusação de “limpeza social” e defende ação integrada para população de rua do DF

Governadora do DF afirma que abordagem envolve acolhimento, assistência social e saúde mental e ci...
Mendonça inclui Flávio Bolsonaro em investigação sobre financiamento de “Dark Horse”

CASO DARK HORSE

Mendonça inclui Flávio Bolsonaro em investigação sobre financiamento de “Dark Horse”

Inquérito apura destino de R$ 61 milhões repassados por Daniel Vorcaro para produção de filme so...
agro

OPINIÃO

Crise no agro e medo de prisão enfraquecem e barateiam campanhas

Agiotas se preocupam com a falta de candidatos atrás de empréstimo e nas gráficas faltam encomend...
Marconi promete pacote de medidas para os primeiros seis meses de eventual governo em Goiás

ELEIÇÕES 2026

Marconi promete pacote de medidas para os primeiros seis meses de eventual governo em Goiás

Candidato cita ações nas áreas de saúde, segurança, infraestrutura, habitação e funcionalismo...
Ronaldo Caiado é internado em São Paulo com pneumonia

BOLETIM MÉDICO

Ronaldo Caiado é internado em São Paulo com pneumonia

Candidato à Presidência estava com quadro inicialmente tratado como faringite; tomografia confirmo...
Rogério Marinho cobra quebra de sigilo dos inquéritos das fake news e milícias digitais

Quebra de sigilo

Rogério Marinho cobra quebra de sigilo dos inquéritos das fake news e milícias digitais

Senador do PL afirmou que Fachin deve adotar o mesmo critério utilizado na divulgação de document...
O que acontece agora no caso Banco Master após retirada de sigilo por Fachin

BANCO MASTER

O que acontece agora no caso Banco Master após retirada de sigilo por Fachin

Decisão libera processos para consulta, mas mantém sob sigilo informações que possam comprometer...
Daniel Vorcaro palestrando

Regalias

PF aponta que Vorcaro bancou viagens e jantares de servidores do Banco Central

Relatórios enviados ao STF indicam que ex-banqueiro teria custeado despesas de funcionários acusad...