quinta-feira, 24 de setembro de 2026
Decisão

Dino determina que Lula, Motta e Alcolumbre apresentem ‘plano de responsabilidade’ para emendas

Ministro afirma que a proposição deve identificar os “agentes envolvidos em todas as etapas do ciclo da despesa custeada” com os recursos destinados pelos congressistas

Thiago Borgespor em
Dino determina que Lula, Motta e Alcolumbre apresentem ‘plano de responsabilidade’ para emendas
Foto: Victor Piemonte/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, determinou nesta quarta-feira (29) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), apresentem um plano de responsabilidade para destinação de emendas parlamentares em até 10 dias. 

Na determinação, Dino afirma que a proposição deve identificar os “agentes envolvidos em todas as etapas do ciclo da despesa custeada” com emendas parlamentares, incluindo os autores e os pagamentos efetuados com os recursos. 

Segundo o magistrado, o plano que deve ser apresentado pelos chefes dos Poderes Executivo e Legislativo precisa alcançar “a existência da responsabilidade do parlamentar autor da indicação da ‘emenda individual’, com a definição impositiva de destinatários e objetos”. Dino também determinou que a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestem em até 5 dias. 

O ministro afirmou que “o emprego do dinheiro público subordina-se a critérios regrados pela Constituição Federal, compondo o devido processo constitucional orçamentário”. “Indicar uma ‘emenda PIX’ não é o mesmo que ‘passar um Pix’ para uma pessoa da família ou um comércio da esquina”, frisou Dino. 

A decisão do magistrado aconteceu dentro da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) apresentada pela Rede Sustentabilidade, que solicita a equiparação das responsabilidades dos deputados e senadores, responsáveis pelas indicações das emendas impositivas, às dos ordenadores das despesas, os prefeitos e governadores.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Caiado defende integração de dados, alfabetização e saúde regionalizada em Goiânia

ELEIÇÕES 2026

Caiado defende integração de dados, alfabetização e saúde regionalizada em Goiânia

Candidato à Presidência participou de caminhada na Região Noroeste ao lado da esposa, Gracinha Ca...
arruda

ELEIÇÕES 2026 | GDF

Arruda diz que não vai recorrer após decisão do TSE no DF: “meu caminho se encerra aqui”

Em coletiva após o julgamento, Arruda falou sobre a derrota judicial, agradeceu apoiadores e coment...
Vorcaro

BANCO MASTER

Como é o jato ligado a Vorcaro usado por Flávio Bolsonaro? Veja fotos

Legacy 650 foi usado pelo senador em viagem dos EUA ao Brasil em janeiro de 2025 e, meses depois, pe...
Defesa desiste de pedido no STF para suspensão da pena de Bolsonaro

Trama Golpista

Defesa desiste de pedido no STF para suspensão da pena de Bolsonaro

Advogados retiraram o pedido nesta quinta-feira (24), horas depois do envio da solicitação ao mini...
Lula

Apostas

Lula assina MP para endurecer regras das bets nesta sexta-feira (25)

Medida será formalizada em São Paulo; governo também prepara projetos para aumentar punições co...
Inelegível, Arruda entra no radar de candidatos ao Buriti em busca de apoio

Disputa no DF

Inelegível, Arruda entra no radar de candidatos ao Buriti em busca de apoio

Após TSE confirmar inelegibilidade do ex-governador, Paula Belmonte diz que vai procurá-lo, enquan...
TSE mantém Arruda inelegível e barra candidatura ao GDF em 2026

candidatura barrada

TSE mantém Arruda inelegível e barra candidatura ao GDF em 2026

Corte rejeitou recurso do ex-governador e manteve decisão do TRE-DF com base em condenações por i...
A dez dias da eleição, debate entre candidatos ao governo de Goiás termina sem empolgar eleitor

OPINIÃO

A dez dias da eleição, debate entre candidatos ao governo de Goiás termina sem empolgar eleitor

Com propostas e críticas, candidatos mostraram preparo, mas faltaram conexão com o público, difer...