segunda-feira, 7 de setembro de 2026
extradição

Justiça italiana aponta parcialidade de Moraes e STF reage à decisão sobre Zambelli

Decisão da Justiça italiana sobre Zambelli leva STF a defender atuação de Alexandre de Moraes

Otavio Augustopor em
Justiça italiana aponta parcialidade de Moraes e STF reage à decisão sobre Zambelli
Foto: Divulgação

A decisão da Justiça italiana de negar a extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli abriu um novo capítulo na relação entre os sistemas judiciais do Brasil, com Moraes, e da Itália. Ao analisar o pedido apresentado pelas autoridades brasileiras, a Corte de Cassação, instância máxima da Justiça italiana, apontou dúvidas sobre a imparcialidade do ministro Alexandre de Moraes no processo que resultou na condenação da ex-parlamentar.

A manifestação provocou reação imediata do Supremo Tribunal Federal (STF). Em nota oficial, a Corte brasileira reafirmou a legalidade do julgamento e destacou que todos os atos processuais seguiram as normas constitucionais e legais vigentes no país.

Leia também: Fachin manifesta preocupação com decisão da Justiça italiana sobre Carla Zambelli

Além disso, o posicionamento da Justiça italiana trouxe repercussões para a cooperação jurídica entre os dois países e ampliou o debate sobre os critérios adotados em pedidos internacionais de extradição.

Moraes
Foto: Divulgação

Justiça italiana questiona atuação de Moraes

Ao fundamentar a negativa de extradição, a Corte de Cassação argumentou que Alexandre de Moraes teria exercido funções que poderiam gerar questionamentos sobre a imparcialidade do julgamento.

Segundo a decisão, o ministro participou de etapas relevantes da investigação e também integrou o colegiado responsável pela condenação de Carla Zambelli. Para os magistrados italianos, a situação configuraria uma chamada “dupla veste”, uma vez que Moraes também foi apontado como pessoa diretamente atingida por um dos fatos investigados.

A análise está relacionada ao processo em que Zambelli foi condenada por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em um esquema que envolveu o hacker Walter Delgatti Neto. Entre os documentos inseridos de forma fraudulenta no sistema estava um mandado de prisão falso contra o próprio ministro do STF.

Foto: Divulgação

Supremo defende legalidade do processo

Em resposta, o presidente do STF, ministro Edson Fachin, divulgou nota na qual manifestou preocupação com a decisão italiana e reforçou a independência da Justiça brasileira.

De acordo com o comunicado, o julgamento da Ação Penal ocorreu em conformidade com a Constituição Federal, o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa. O Supremo também destacou que questionamentos apresentados pela defesa sobre eventual suspeição de Alexandre de Moraes foram analisados e rejeitados pelo colegiado responsável pelo caso.

Além disso, Fachin ressaltou que a denúncia contra Carla Zambelli foi recebida por unanimidade e que todas as etapas processuais seguiram os procedimentos previstos na legislação brasileira.

Foto: Divulgação

O presidente da Corte ainda enfatizou que o Supremo mantém histórico de cooperação com autoridades estrangeiras em processos de extradição e observou a importância da reciprocidade entre os países.

Extradição segue como tema de disputa

Embora a extradição referente à condenação por invasão dos sistemas do CNJ tenha sido negada, Carla Zambelli continua sendo alvo de outro processo internacional.

Atualmente, tramita na Itália um segundo pedido de extradição relacionado à condenação da ex-deputada por porte ilegal de arma de fogo e ameaça. O caso tem origem no episódio ocorrido na véspera das eleições de 2022, quando Zambelli perseguiu um homem pelas ruas de São Paulo.

Enquanto isso, o governo brasileiro mantém articulações junto às autoridades italianas para tentar garantir o cumprimento das decisões judiciais proferidas pelo Supremo Tribunal Federal.

Por fim, o episódio evidencia divergências jurídicas entre os dois países e mantém o caso de Carla Zambelli no centro das discussões sobre cooperação internacional, extradição e reconhecimento de decisões judiciais estrangeiras.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Alexandre de Moraes carla zambelli cnj cooperação jurídica Corte de Cassação Edson Fachin extradição Justiça italiana STF Supremo Tribunal Federal

Veja também

lula

7 de Setembro

Lula defende soberania nacional em pronunciamento pelo 7 de Setembro

Presidente afirmou que Brasil não aceitará interferências externas e destacou riquezas naturais e...
“Candidato sem a foto de Wilder não terá meu voto”, diz Ana Paula em ato de 7 de Setembro em Goiânia

ELEIÇÕES 2026

“Candidato sem a foto de Wilder não terá meu voto”, diz Ana Paula em ato de 7 de Setembro em Goiânia

Vice na chapa de Wilder Morais afirma que candidatos sem a imagem do governador na campanha podem �...
Nikolas Ferreira

MENSAGENS VAZADAS

TRE-MG determina retirada de posts que dizem que Nikolas Ferreira chamou Vorcaro de “lindão”

Decisão judicial envolve publicações do ICL Notícias sobre um áudio de Nikolas Ferreira e o ban...
Wilder Morais afirma durante ato em Goiânia que vencerá eleição no primeiro turno

7 DE SETEMBRO

Wilder Morais afirma durante ato em Goiânia que vencerá eleição no primeiro turno

Candidato do PL afirma que mobilização da direita e cenário das pesquisas indicam possibilidade d...
STF

Análise

Confronto entre ministros coloca STF diante de uma crise sem saída previsível

Embate entre Moraes e Mendonça expõe fragilidades internas da Corte e aumenta pressão sobre presi...
daniel vilela

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

No 7 de Setembro, Daniel Vilela associa independência de Goiás à redução da criminalidade

Daniel Vilela destaca queda da criminalidade em Goiás e afirma que segurança pública é uma das p...
Prefeito não vira governador, governador não vira presidente

OPINIÃO

Prefeito não vira governador, governador não vira presidente

Caiado (GO), Ratinho (PR), Eduardo Leite (RS), Eduardo Campos (PE) e vários de SP sonharam com o Pa...
celina leão

Independência do Brasil

Celina Leão destaca independência das mulheres em discurso do 7 de Setembro

Governadora do DF relacionou a data da Independência do Brasil a políticas voltadas para mães, mu...