DF recolhe 20 toneladas de lixo eleitoral após ruas amanhecerem tomadas por santinhos
SLU mobilizou centenas de garis após o primeiro turno; veículos foram flagrados despejando material de campanha em diferentes regiões
Cerca de 20 toneladas de resíduos deixados por materiais de campanha foram recolhidas das ruas do Distrito Federal até a manhã desta segunda-feira (5), segundo o Serviço de Limpeza Urbana (SLU). O trabalho começou após o primeiro turno das eleições, realizado no domingo (4), quando diversas regiões amanheceram com grande quantidade de “santinhos” espalhados pelas vias.
Ao todo, 311 garis participaram da operação inicial, principalmente nas proximidades dos locais de votação. Segundo o SLU, equipes de varrição e coleta começaram a atuar durante a tarde de domingo. Nesta segunda-feira, o órgão ampliou a mobilização e colocou 1,8 mil profissionais nas ruas para reforçar a limpeza em diferentes pontos do DF.
Leia também:
Imagens registraram o despejo de material eleitoral em locais como Santa Maria, Ceilândia, Samambaia e Itapoã. No condomínio Del Lago, no Itapoã, uma câmera de segurança registrou, por volta das 5h, um carro passando lentamente por uma rua enquanto centenas de papéis eram lançados pela janela. Em Samambaia, outro registro mostrou uma pessoa dentro de uma Chevrolet Spin jogando os materiais enquanto o veículo seguia pela via.
A distribuição em grande quantidade de santinhos nas ruas ou nas proximidades dos locais de votação é considerada ilegal pela legislação eleitoral. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a prática pode resultar em multa de R$ 2 mil a R$ 15.961,50 e detenção de seis meses a um ano. A SSP-DF informou que o videomonitoramento integra a operação de segurança das eleições e pode auxiliar na identificação de irregularidades. Denúncias sobre propaganda irregular devem ser encaminhadas pelo aplicativo Pardal; em casos de crime eleitoral em andamento, a orientação é acionar o 190 ou procurar um policial.
Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.