Fazenda nega mensalidade para alunos de universidades federais
Mensalidade seria apenas para alunos ricos; ministério diz que nunca houve estudo que cogitasse tal cobrança
O Ministério da Fazenda negou, via nota publicada, nesta segunda-feira (8) que existem estudos para explorar uma possível cobrança de mensalidade para alunos de universidades federais. Além disso, o ministério negou ter a intenção de mudar regras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
“Tais iniciativas jamais estiveram entre as medidas em análise pela pasta”, disse o Ministério da Fazenda na nota. A nota foi publicada a fim de confrontar uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo, intitulada: “Governo cogita cobrar de alunos ricos em federais e mudar Fundeb para ajustar contas”.
Clique e siga a comunidade do O Hoje no WhatsApp
A reportagem destaca que 1,3 milhão de estudantes das universidades federais seriam afetados. Ademais, o Fundeb teria redução de 70% para 60% do fundo destinado ao pagamento de profissionais da educação básica em efetivo exercício.
Além disso, o Ministério da Fazenda ainda diz que não foi procurado pelo jornal antes da veiculação da matéria, “o que impediu uma manifestação oficial antes da publicação”.
Leia mais:
Câmara dos Deputados deve votar reforma tributária nesta semana
Bolsonarismo marca mais presença que petismo nas principais cidades goianas
Leandro Vilela vai intensificar agenda esta semana em Aparecida