Chuvas intensas geram ações de assistência e de prevenção na Capital
Transbordamento do Córrego Anicuns atingiu residências na Região Oeste, enquanto previsão indica continuidade das chuvas e tempestades nos próximos dias
Durante esta semana, as chuvas intensas na cidade de Goiânia causaram estragos e danos estruturais. Isso fez com que diversas pessoas e famílias sofressem perdas ao passarem por situações de risco, como o caso de uma mulher com sua filha de apenas 6 meses que acabaram ficando presas dentro de um veículo após o carro em que elas estavam parar de funcionar no Setor Crimeia Leste.
A chuva na última terça-feira (20), causou diversos estragos pela Capital, como o transbordamento do Córrego Anicuns, no Jardim Mirabel e na Região Oeste de Goiânia. A prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Política para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) e da Defesa Civil, realizou atendimento emergencial às famílias atingidas pelo transbordamento.
Segundo o levantamento feito pela Semasdh, aproximadamente 60 pessoas foram afetadas diretamente, com 15 residências atingidas pelo transbordamento do córrego, que apresenta alto grau de assoreamento. Cerca de 43 famílias moram na região.
As famílias afetadas receberam, na tarde do mesmo dia, cestas de alimentos, água mineral e refeições, além disso, a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Bairro Goyá, estiveram presentes. Nos casos mais críticos, a prefeitura disponibilizará abrigo emergencial, para garantir proteção imediata às famílias que precisaram deixar suas casas.
A Defesa Civil realiza um trabalho preventivo e emergencial na área, com vistorias técnicas, monitoramento de risco e orientações às famílias. O assoreamento do Córrego Anicuns é apontado como um dos principais fatores para os alagamentos na região, por conta disso as equipes buscam reduzir danos, prevenir novos incidentes e subsidiar ações estruturais futuras.
Em nota enviada ao O HOJE, a Semasdh explica que atua desde o início do período de chuvas para garantir assistência, atendimento e proteção às pessoas e famílias afetadas. Entre as ações desenvolvidas estão a oferta de acolhimento emergencial, distribuição de itens essenciais e alimentos, orientação às famílias em situação de vulnerabilidade e articulação com a rede socioassistencial do município.
Além disso, a secretaria garante que realiza um monitoramento constante das áreas mais atingidas e reforça que as equipes permanecem de prontidão para atendimento de novas ocorrências enquanto persistirem as condições climáticas adversas.
Previsão de chuva para quinta-feira em Goiânia

De acordo com o informativo divulgado pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), nesta quinta-feira (22), será formada a 2ª Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2026 e estabelecerá um persistente corredor de umidade, transportando-a da Amazônia, através do Brasil Central, até o Sudeste.
A instabilidade atmosférica eleva o risco de tempestades com descargas elétricas, rajadas de vento superiores a 60 km/h e chuvas intensas, que podem atingir entre 20 e 40 milímetros por hora ou até 60 milímetros ao dia.
Consequentemente, haverá um aumento significativo da nebulosidade em todo o Estado, com previsão de chuvas frequentes e acumulados volumosos. Devido à alta instabilidade, o risco de tempestades severas é elevado. Cerca de 192 municípios dos 246 municípios do Estado de Goiás estão com risco de tempestade para os próximos dias.
Na Capital, o dia terá variações entre nublado e sol, com algumas pancadas de chuva. A temperatura máxima será de 30°C e a mínima de 19°C. A probabilidade de chuva chega a 95% durante o dia e uma intensidade de 45 mm.
Em relação aos recursos hídricos, o boletim destaca elevação nos níveis de rios importantes, como o Meia Ponte, que apresenta níveis próximos ou acima da normalidade em Goiânia, e o Rio Araguaia, que mostra melhora significativa em pontos de monitoramento. O Cimehgo reforça que o acompanhamento contínuo das condições meteorológicas é essencial para prevenção de riscos e proteção da população.
Leia também:
Prefeitura de Couto Magalhães abre concurso com salários de até R$ 15 mil