Aurora se pronuncia sobre gesto nazista feito por baterista durante Lollapalooza e nega que rapaz seja supremacista branco

No vídeo compartilhado entre os internautas, é possível enxergar o baterista fazendo um gesto com as mãos, formando uma pinça com o polegar e o indicador, erguendo os demais dedos

Postado em: 29-03-2023 às 12h44
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: Aurora se pronuncia sobre gesto nazista feito por baterista durante Lollapalooza e nega que rapaz seja supremacista branco
a norueguesa saiu em defesa do rapaz e negou veemente que ele seja um supremacista branco | Foto: Reprodução/Gshow

A cantora Aurora utilizou suas redes sociais para falar sobre um vídeo que viralizou nos últimos dias. Ao finalizar sua apresentação no Lollapalooza 2023, o baterista Sigmund Vestrheim fez um gesto remetendo ao nazismo. Diante esse contexto, a norueguesa saiu em defesa do rapaz e negou veemente que ele seja um supremacista branco.

“Então, deixe-me dizer isso alto e claro: Não, Sigmund definitivamente não é um defensor dessas opiniões malignas de extrema direita. Seus valores são, antes, o oposto. Ele é uma das pessoas mais gentis e legais que já conheci. A internet é muito boa em distorcer informações e divulgá-las de forma imprudente, sem ter certeza de que o que estão espalhando é verdade”, declarou a cantora.

No vídeo compartilhado entre os internautas, é possível enxergar o baterista fazendo um gesto com as mãos, formando uma pinça com o polegar e o indicador, erguendo os demais dedos. O gesto é semelhante a um “OK”, mas é utilizado para referir-se aos grupos que defendem a supremacia branca.

Continua após a publicidade

Assim, diversos fãs questionaram a cantora e Sigmund sobre a situação. Além do vídeo, os usuários também encontraram imagens com desenhos da suástica, que foram postados em seu perfil do Instagram. Porém, após o descobrimento, a foto acabou sendo deletada.

“Estou profundamente triste com as últimas especulações sobre nosso baterista Sigmund. Nunca pensei que seria necessário enviar uma declaração como esta. É tão óbvio que não apoio nenhuma ideologia de extrema direita. Não há outra maneira de viver a vida senão em nome do amor e da justiça. Não apoio nenhuma ideologia que carregue qualquer forma de ódio”, finalizou Aurora.

Nesta terça-feira (28/3), Vestrheim publicou uma nota se desculpando pelo gesto, justificando não ter conhecimento de que o sinal era algo ofensivo, pois na cultura popular esse gesto significa “perfeito”. Confira:

“Parece estranho e bizarro ter que publicar um texto como este, mas hoje eu recebi muitas mensagens de ódio e sérias acusações de que eu seja nazista. Isso é triste e perturbador. Eu não sei se vocês entendem o quanto sérias e malucas essas acusações são.

Primeiro de tudo: É CLARO que eu não sou nazista! Meus valores são de amor e compreensão, e eu toco música para espalhar esses valores. Minhas prioridades são – e sempre serão – tratar as pessoas em minha volta com respeito e felicidade.

Em um show recente da Aurora no Brasil eu fiz este sinal [emoji de ok] que na cultura popular quer dizer “perfeito/ok”. Não tinha conhecimento de que este sinal significasse outra coisa, algo negativo, e peço sinceras desculpas se foi mal interpretado e se acharam ofensivo.

O mesmo pode ser dito sobre o número 777, que é o nome de uma gravadora da Noruega à qual sou associado. Aqui, 777 quer dizer algo positivo como “sorte”, e não sabia que aparentemente tinha um significado negativo em alguns países.

Sobre o desenho: Eu sempre desenhei um monte de coisas na época da escola. Um monte de coisas idiotas… como as crianças costumam fazer. Esse desenho em especial foi feito durante uma aula de história, e não significa nada. Foi apenas uma brincadeira feita por um jovem com um senso de humor dark. Eu sei que não é algo para brincar, e eu notei agora que esse desenho obviamente não deveria ter sido publicado no Instagram, porque pode ser mal interpretado. Eu era jovem e estúpido e não pensei direito. Eu nunca publiquei nenhuma frase política no meu Instagram, porque eu só quero que meu perfil seja para espalhar boas vibrações. Porém, tenho que ser bem claro que meus valores são os mesmos do que os da Aurora, e eles sempre foram.”

Além disso, eu NUNCA conseguiria o posto de baterista da Aurora se eu fosse um nazista idiota! Essa ideia de que a Aurora teria uma pessoa de extrema direita na banda é absurda. Eu espero que vocês acreditem em mim quando digo isso.

Por último, eu só quero que todos saibam que eu nunca quis causar qualquer dano a ninguém. Meu único objetivo é espalhar amor, e minha crença é de que todo mundo tem que ser gentil um com o outro.”

Veja Também