Alimentação global é tema de evento

Pesquisadores de todo o País estão reunidos no Castro’s Park Hotel, em Goiânia, para discutir os avanços da pesquisa brasileira na agricultura

Postado em: 19-04-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Alimentação global é tema de evento

Pesquisadores de todo o País estão reunidos no Castro’s Park Hotel, em Goiânia, para discutir os avanços da pesquisa brasileira na agricultura e, principalmente, a participação do Centro-Oeste neste cenário. O encontro antecipa a comemoração do centenário da Academia Brasileira de Ciências (ABC), que culminará na Reunião Magna da entidade a ser realizada em maio no Rio de Janeiro.

Na manhã de ontem, aconteceu a abertura do evento, que segue até as 17 horas de hoje. Com o tema A Pesquisa na Agricultura: implicações para a sustentabilidade alimentar global serão realizados palestras e painéis sobre os mais variados subtemas como agricultura de precisão, produções de carne bovina e leite, formação de profissionais para uma agricultura sustentável, entre outros.

Continua após a publicidade

O evento é realizado pela Vice-Presidência Minas e Centro-Oeste da ABC e pelas Fundações de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg), Minas Gerais (Fapemig), Distrito Federal (Fapdf), Mato Grosso (Fapemat) e Mato Grosso do Sul (Fundect) com o apoio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa e do Governo de Goiás. Para a presidente da Fapeg Maria Zaira Turchi, trazer este evento para Goiás é reconhecer o papel do estado no cenário nacional e mundial.

Segurança alimentar

Zaira destaca a importância de os pesquisadores discutirem sobre o futuro da agricultura e pecuária no mundo. “Se hoje o Centro-Oeste, de modo especial Goiás, responde por uma produção de alimentos para o Brasil e para o mundo, sabemos que com o aumento da população global e também para atender as exigências estabelecidas no COP 21, é preciso que a ciência esteja fortemente ligada ao setor empresarial”.

Ela acrescenta que o objetivo deste encontro é mostrar como a pesquisa científica pode ajudar a dar respostas ainda mais eficientes para que a agroindústria possa dar o salto que os novos tempos exigem, “garantindo alimento seguro e com sustentabilidade do planeta. Isso do pequeno ao grande produtor, todos precisam garantir isso”, afirma Zaira.

O organizador do evento e presidente da Fapemig Evaldo Vilela ressalta que o Centro-Oeste é onde acontece a revolução agrícola do País e destaca a importância da ciência para a produção de melhores alimentos e produção sustentável. “Temos grandes desafios, mas temos certeza que, com o empenho dos pesquisadores brasileiros, dos nossos institutos e das universidades, conseguiremos criar uma agricultura tropical. É possível e estamos aqui para reunirmos entendimento em favor na produção sustentável”.

 

Veja Também