Shopping recolhe material reciclável todo mês

Iniciativa contribui para a preservação de recursos naturais e promove economia para a empresa

Postado em: 21-09-2016 às 06h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Shopping recolhe material reciclável todo mês
Iniciativa contribui para a preservação de recursos naturais e promove economia para a empresa


Da Redação
Nesta quarta-feira (21) é comemorado o Dia da Árvore. A data é um convite à reflexão sobre o importante papel que elas desempenham em benefício do meio ambiente e um incentivo para que a população e gestores públicos e privados olhem para a importância da economia deste bem tão precioso e divulguem modelos bem-sucedidos de utilização do recurso com inteligência.

Pensando na preservação dos recursos naturais, o Shopping Estação Goiânia desenvolve há quatro anos iniciativas para contribuir com a sustentabilidade e motivar a comunidade a fazer o mesmo. Uma dessas ações é a separação do seu lixo. Todo mês, aproximadamente 1 tonelada de material que seria descartado – garrafas pet, papelão, papel, plásticos e latas – são encaminhados para reciclagem. Dados do site ambiental CicloVivo mostram que a reciclagem de uma tonelada de papel pode “salvar 17 árvores, mais de 26 mil litros de água e mais de dois metros cúbicos de espaço em aterros sanitários”.

Visando o reaproveitamento, o shopping também trabalha com impressão consciente, em que uma impressora é destinada exclusivamente para uso de papel rascunho. Assim, as folhas são impressas nos dois lados, gerando economia. Na hora do descarte, todo papel usado é separado em uma caixa, para que possa ser descartado de forma correta, destinado à reciclagem.

Continua após a publicidade

“Desde sua concepção o shopping foi pensado para ser sustentável.  Nós trabalhamos outras iniciativas justamente pela nossa preocupação com os recursos naturais e pensando também nos benefícios que essas ações trazem não só para o ambiente, mas também para a comunidade”, afirma o gerente operacional do Shopping Estação Goiânia, Marcelo Alves.

Outras iniciativas

O Shopping Estação Goiânia também é exemplo na utilização de água. Desde sua inauguração, há oito anos, o centro de compras dispõe de sistema de reutilização da água da chuva que permite economia de 20% na conta mensal da Saneago. A água é coletada em um poço, de onde é distribuída para sistema de descarga, irrigação de jardins e lavagem de piso. “Desse modo, a água ofertada pela Saneago, que é tratada, não precisa ser utilizada para essas atividades”, afirma Marcelo Alves.

Veja Também