A importância da cirurgia plástica reparadora

Uma parte das cirurgias reparadoras de Goiás tem sido feita pelos cirurgiões plásticos em serviços públicos ou de forma voluntária em campanhas

Postado em: 25-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: A importância da cirurgia plástica reparadora
Uma parte das cirurgias reparadoras de Goiás tem sido feita pelos cirurgiões plásticos em serviços públicos ou de forma voluntária em campanhas

Caio Marx

Normalmente associada a procedimentos estéticos e embelezadores, a cirurgia plástica tem também um grande papel social e reparador no atendimento a pacientes com deformações congênitas ou adquiridas, como sequelas de queimaduras, câncer e traumas. 

Uma parte das cirurgias reparadoras de Goiás tem sido feita pelos cirurgiões plásticos em serviços públicos ou de forma voluntária em campanhas humanitárias, como as campanhas Cirurgia Plástica Solidária, promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP-GO) no primeiro semestre de 2016, e Reconstrução Mamária, realizada pela SBCP como apoio de suas Regionais no segundo semestre. Ambas atenderam pacientes que necessitavam de cirurgias reparadoras e não tinham condições de arcar com os custos dos procedimentos.

Continua após a publicidade

Nesta semana, médicos goianos estão participando de uma ação humanitária voltada para a realização de cirurgias reparadoras. A campanha, que acontece com o apoio da SBCP-GO, Departamento de Ação Social da SBCP e Fundação Ideah, faz parte das atividades da 30ª Jornada Centro-Oeste de Cirurgia Plástica, que acontecerá em Goiânia entre os dias 30 de março e 1º de abril. 

Cirurgias reparadoras

Presidente da SBCP-GO, o médico Luiz Humberto Garcia de Souza, chama a atenção para a importância da cirurgia plástica reparadora, que contribui para devolver a autoestima e reestabelecer funções perdidas por pacientes. Uma pesquisa realizada pela SBCP e divulgada no ano passado constatou um grande crescimento das cirurgias plásticas reparadoras entre 2009 e 2014.

Criança

No último domingo (19), uma equipe de cirurgiões plásticos de Goiânia teve uma atuação fundamental no atendimento a uma criança de 11 anos, cujo couro cabeludo foi arrancado enquanto ela conduzia um kart no Kartódromo Internacional de Anápolis.

A criança, inicialmente atendida em um hospital de Anápolis, foi transferida para o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, onde foi submetida a uma cirurgia plástica. O delicado procedimento para reimplante do tecido arrancando no acidente, segundo o cirurgião plástico Rafael Panisi de Campos Meirelles, que integrou a equipe de atendimento, durou oito horas e envolveu cinco cirurgiões. 

Veja Também