Abertura de empresas em Goiás é a maior em 60 anos

Estado abriu mais empresas que na pré-pandemia

Postado em: 20-10-2021 às 07h56
Por: Maiara Dal Bosco
Imagem Ilustrando a Notícia: Abertura de empresas em Goiás é a maior em 60 anos
Estado abriu mais empresas que na pré-pandemia. | Foto: Reprodução/Internet

Em 2021, entre os meses de janeiro a setembro, foram abertas 25.924 novas empresas em Goiás. Os dados são da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) e apontam que os novos CNPJs no Estado já superam o montante de empresas abertas no acumulado de 1941 a 2003, quando, nas seis décadas, foram abertas 19.003 empresas. Além disso, os novos empreendedores goianos em 2021 já são mais do que os registrados no ano anterior à pandemia. Em 2019, nos nove primeiros meses do ano, foram abertas 18.024 empresas em Goiás.

As 25.924 novas empresas abertas neste ano entre janeiro a setembro, representam quantidade 36% maior do que o somatório de 1941 a 2003. Incluindo MEIs, Estado tem mais de 900 mil empreendimentos ativos. “Goiás respeita a iniciativa privada e cumpre a responsabilidade de proporcionar segurança jurídica a todos que aqui investem”, destaca governador Ronaldo Caiado. Além disso, o montante correspondente à janeiro e setembro de 2021 já representa 99,25% do total registrado em todo o ano de 2020, quando foram abertas 26.121 empresas.

De acordo com o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, os dados “demonstram que o nosso Estado, sob a gestão do governador Ronaldo Caiado, conseguiu se planejar frente ao cenário pandêmico e não somente retomar a economia, mas apresentar saldos positivos”.  Neste cenário, as empresas ativas em Goiás já somam 913.801, incluindo os microempreededores individuais, os chamados MEIs. Os municípios que mais atraíram investimentos foram Goiânia, com 283 mil empresas, Aparecida de Goiânia (64 mil), Anápolis (52 mil) e Rio Verde (27 mil).

Continua após a publicidade

Para o Titular da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), José Vitti, os números apresentados pela Juceg em 2021 são o sinal claro de que a gestão Estadual está no caminho certo, gerando empregos e renda, resultado da confiança que os empreendedores têm no governo e dos investimentos no Estado.

Recorde em setembro

Apenas em setembro 2.656 empresas foram criadas, sendo o recorde de consolidação de CNPJs para o mês, superando o número histórico de setembro de 2020, quando 2.609 empresas foram abertas no Estado. Antes disso, os meses de setembro haviam registrado, respectivamente em 2019 e em 2018, 2.118 e 1.707 novas empresas.

As atividades mais expressivas das constituições do mês são de serviços combinados de escritório e apoio administrativo (254); construção de edifícios (180); comércio varejista de bebidas (164); e comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (163).

O perfil das novas empresas evidencia aquecimento de setores mais afetados pela pandemia, a construção civil e o comércio, que ficaram por longos períodos paralisados como forma de conter novos casos de Covid-19. O crescimento dos serviços combinados de escritório e apoio administrativo também mostra a nova tendência de mercado, com ascensão de serviços remotos.

Já o perfil das 25.924 constituídas no acumulado de 2021 tem crescente liderança feminina. 10.207 empresas registradas no Estado entre janeiro e setembro têm mulheres no quadro societário; outras 881 têm capital social acima de 500 mil.

Menos burocracia

Para o presidente da Juceg, o crescimento do número de novas empresas abertas nesse período confirma que o empreendedorismo tem sido visto como alternativa em meio à pandemia, além de ser reflexo dos incentivos oferecidos pelo Governo de Goiás para abrir e manter novos negócios.

“Estamos colhendo os frutos do investimento feito pelo Governo Estadual na modernização e desburocratização do processo de abertura de empresas. O cidadão tem tirado proveito disso e percebe as vantagens de trabalhar com o seu próprio negócio”, destaca Euclides.

Goiás lidera, pela segunda vez consecutiva, o ranking de agilidade na abertura de empresas do País. Segundo a Redesim (Rede Nacional de Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios), o mapeamento dinâmico realizado pela Receita Federal comprova que o mês de agosto fechou a média de um dia e uma hora de análise de processos, somando 2.724 solicitações, à frente de Espírito Santo, Sergipe e Paraná. (Especial para O Hoje)

Veja Também