Câmeras ‘pegam’ 15 tipos de infração

Em videomonitoramento, motorista que furar sinal e falar ao telefone será pego. Medida já está em funcionamento no parque Vaca Brava e começa a gerar multa na próxima segunda-feira (17)

Postado em: 11-07-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Câmeras ‘pegam’ 15 tipos de infração
Em videomonitoramento, motorista que furar sinal e falar ao telefone será pego. Medida já está em funcionamento no parque Vaca Brava e começa a gerar multa na próxima segunda-feira (17)

Marcus Vinícius Beck

O videomonitoramento acaba de ser instalado na Avenida Universitária, em Goiânia. A partir de agora, as câmeras fiscalizarão 15 tipos de infração de trânsito, mas a Prefeitura lançou campanha educativa, ontem (10), para conscientizar motoristas. A medida, porém, vai até a próxima segunda-feira (17). O primeiro lugar a usar o monitoramento foi o parque Vaca Brava, no Setor Bueno. 

Durante a última semana, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) distribuirá explicativos aos arredores do parque. Fernando Santana, titular da pasta, afirma que as câmeras já são utilizadas pela Guarda Civil (GCM) para garantir mais segurança ao trânsito da capital. 

Continua após a publicidade

Uma das cidades com mais índices de infração no trânsito, os motoristas em Goiânia são acostumados a trafegar com o celular em mãos. De acordo dados da SMT, entre janeiro e abril, 4.633 motoristas foram multados segurando o telefone celular enquanto dirigiam. 

“O videomonitoramento no trânsito vem reforçar a preocupação da gestão do prefeito Iris Rezende com a segurança do cidadão. A fiscalização é importante, inclusive, para a conscientização dos motoristas”, garante Santana. O sistema fiscalizará a falta do uso do cinto de segurança, avanço ao sinal e uso do celular no trânsito, que é uma das infrações que mais multam condutores na capital. 

Realizado por agentes da SMT, o monitoramento contará com imagens de 10 câmeras instaladas na região do Parque. As imagens são vistas em tempo real de uma central instalada na sede da Prefeitura de Goiânia. Agentes de trânsito já estão se familiarizando ao sistema há cerca de um mês. Eles terão a função de registrar as infrações, que serão enviadas ao endereço do motorista.

“O objetivo é educar e aumentar a segurança em nosso trânsito. Não temos condição de manter o agente 24h em um local”, explica Santana, ressaltando a importância de se ter fiscalização em tempo real, na capital.

As outras câmeras, que estão sob responsabilidade da Prefeitura, localizam-se na Rua 10 e na Praça Universitária. De acordo com Magalhães, viaturas da GCM e da Polícia Militar (PM) auxiliam no serviço. A central de monitoramento fica localizada no Paço Municipal.

Videomonitoramento

A ordem de serviço foi assinada pelo governador Marconi Perillo, em 4 de abril deste ano. O coordenador-geral do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), major Francisco Jubé, explicou à época que seria possível instalar câmeras de segurança. 

Um estudo realizado pela equipe de inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) e Comando de Policiamento da Capital apontou quais destes pontos teriam prioridade. A população, de acordo com Jubé, também foi ouvida antes que a decisão fosse tomada. Os equipamentos, também, têm leitor de placas de automóveis, de modo a fiscalizá-los e identificar movimento de pessoas desconhecidas. 

As imagens são transferidas para o Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle da SSP-GO. Ouros órgãos também possuem câmeras de monitoramento que buscam proporcionar mais segurança à população. A Rede Metropolitana de Transporte Coletivos da Grande Goiânia (RMTC), por exemplo, possui cerca de 400 câmeras espalhadas em todos os terminais geridos pelo consórcio. 

Todavia, nem todos os ônibus têm câmeras. Ao todo são 230 equipamentos dentro do transporte coletivo. Se levado em consideração, as garagens e outros departamentos da RMTC são 1.312 câmeras. Em Campinas, por exemplo, há 20 câmeras para esse fim e outras 20 estão espalhadas nos bairros Ipiranga e São Francisco.

Veja Também