Empresas em Goiás poderão ser abertas em até 24 horas

Sem a integração à rede, a homologação da Inscrição Estadual poderia levar até 30 dia

Postado em: 15-12-2021 às 09h38
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Empresas em Goiás poderão ser abertas em até 24 horas
Sem a integração à rede, a homologação da Inscrição Estadual poderia levar até 30 dia | Foto: Reprodução

Abrir uma empresa em Goiás, agora, terá um processo menos burocratizado. Os goianos poderão ter o processo concluído em até 24 horas após a adesão do Estado à Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim). Sem a integração à rede, a homologação da Inscrição Estadual poderia levar até 30 dias. Houve a diminuição na quantidade de procedimentos necessários para abertura da Inscrição Estadual (IE). 

Com o novo sistema, o contribuinte também poderá alterar o cadastro e baixar a empresa pela RedeSim. Isso porque, o sistema integra órgãos estaduais e municipais em um só banco de dados. Dessa forma, todo o procedimento poderá ser feito em um único lugar e por meio digital, sem a necessidade de ir a órgãos diferentes e apresentar repetidamente os documentos. 

Segundo o governador Ronaldo Caiado, a adesão à RedeSim cria um ambiente de economia competitiva e ao mesmo tempo integrada. “É um trabalho de modernizar cada vez mais os serviços, de orientar e facilitar as informações. Isso é descentralizar e desburocratizar as ações em benefício de todos os cidadãos e empresas”, salientou. 

Continua após a publicidade

Balanço 

Apenas em novembro, a Secretaria da Economia, por meio da Coordenação do Cadastro Estadual (CCE), recebeu 4,3 mil pedidos de abertura de IE pelo sistema tradicional. “No entanto, esses pedidos anteriores ainda seguirão o processo tradicional”, informou o coordenador do Cadastro da Gerência de Informações Econômico-Fiscais (Gief), Vanderley Caetano.  A partir da mudança, não haverá mais o cadastro na condição de adjunto, que é a possibilidade de abertura de várias inscrições com o mesmo Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). 

A RedeSim é uma plataforma de sistemas informatizados necessários para registrar e legalizar empresas e negócios, tanto no âmbito da União como de Estados e Municípios. A ferramenta é administrada por um comitê gestor formado por integrantes de todos os entes da federação. (Especial para O Hoje).

Veja Também