PRF resgata centenas de animais silvestres transportados ilegalmente por motorista de ônibus na região Norte de Goiás

O transporte e comercialização desse animal só pode ser feito mediante autorização do órgão ambiental

Postado em: 31-01-2022 às 10h55
Por: Ícaro Gonçalves
O transporte e comercialização desse animal só pode ser feito mediante autorização do órgão ambiental | Foto: Reprodução

Policiais rodoviários federais apreenderam 520 minhocuçus que eram transportados ilegalmente em ônibus na tarde de ontem (30), na BR 153, em Porangatu, norte goiano. Um homem responderá por crime ambiental .

Em comando realizado na unidade da PRF, os policiais encontraram aproximadamente 520 unidades de minhocuçus dentro de uma caixa. O motorista do ônibus confirmou que transportava os animais, informou ainda que apanhou as espécies em Porangatu(GO) e estaria levando para a cidade de Paraíso(TO).

Vale lembrar que somente essa semana a PRF em Goiás apreendeu mais de 1300 minhocuçus transportados ilegalmente na região Norte do estado. A espécie também conhecida como “minhoca gigante”, é um animal protegido por Lei ambiental, pois possui importante função ecológica nos ecossistemas naturais e preservação dos solos. O transporte e comercialização desse animal só pode ser feito mediante autorização do órgão ambiental. A PRF acionou o IBAMA, que adotará os procedimentos cabíveis.

Continua após a publicidade

O IBAMA informou que a multa é de R$ 500 por animal, totalizando, portanto, mais de R$ 260 mil. Além disso, o envolvido assinou um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência),comprometendo-se a comparecer à Justiça.

Veja Também