‘O dia de glória chegou’: Rosângela Chaves lança livro com estudo sobre Tocqueville e Arendt

Lançamento será na Livraria Leitura do Goiânia Shopping, nesta terça-feira (22)

Postado em: 19-03-2022 às 10h30
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘O dia de glória chegou’: Rosângela Chaves lança livro com estudo sobre Tocqueville e Arendt
Lançamento será na Livraria Leitura do Goiânia Shopping, nesta terça-feira (22) | Foto: reprodução

O livro ‘O dia de glória chegou: revolução, opinião e liberdade em Tocqueville e Arendt’, de autoria da jornalista, professora universitária e pesquisadora Rosângela Chaves, será lançado nesta terça-feira (22/3), na Livraria Leitura do Goiânia Shopping. A obra surgiu a partir da tese de doutorado de Rosângela, defendida em 2018 na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás (UFG).

No livro, a autora faz um profundo estudo comparativo da obra dos pensadores Alexis de Tocqueville e Hannah Arendt, demonstrando as estreitas convergências entre os dois e aproximando-os de uma tradição republicano-democrática de defesa da ação política e participação popular na vida pública. As obras são ‘A democracia na América’, de Tocqueville, pioneiro na análise da democracia representativa moderna. Já as obras de Hannah Arendt são ‘Origens do totalitarismo’, ‘A condição Humana’ e ‘Sobre a revolução’.

Os pensadores, apesar de terem vivido em épocas distintas, enfrentaram tempos disruptivos, de intensas crises políticas, sociais e econômicas. As conclusões que chegam em meio às análises sobre a época em que viveram coincidem na defesa da liberdade política, compreendida no sentido da ativa participação dos cidadãos na vida pública e valorização do espaço público como essenciais para a preservação da democracia.

Veja Também