Pesquisadores encontram dez crânios milenares em sítio arqueológico de Serranópolis

De acordo com o professor Júlio Cesar, os crânios são de pessoas que viveram na região durante o período pré-colonial

Postado em: 04-09-2022 às 08h52
Por: Ana Bárbara Quêtto
Imagem Ilustrando a Notícia: Pesquisadores encontram dez crânios milenares em sítio arqueológico de Serranópolis
De acordo com o professor Júlio Cesar, os crânios são de pessoas que viveram na região durante o período pré-colonial | Foto: Reprodução

Um grupo de pesquisadores encontrou 10 crânios humanos milenares em Serranópolis, no sudoeste de Goiás. Segundo os cientistas, a descoberta amplia os estudos sobre a ocupação de civilizações antigas.

O projeto, nomeado de “Escavação do Sítio Arqueológico Serranópolis Goiás: Novas Perspectivas”, é feito desde 2020 na região. A descoberta dos crânios, no entanto, ocorreu em junho deste ano, mas só foi divulgada no dia 26 de agosto.

De acordo com o professor Júlio Cesar, os crânios são de pessoas que viveram na região durante o período pré-colonial.

Continua após a publicidade

Leia também: A plataforma de videoaulas possibilita retomada de conteúdos perdidos durante a pandemia

“Quando a gente estuda formação do registro arqueológico a gente vai entender como é que foi esse processo de formação dessas camadas arqueológicas que a gente está estudando. Depois, a gente pode identificar também várias outras informações”, disse Júlio ao G1.

Essa pesquisa em Serranópolis pertence à retomada de estudos arqueológicos no local. Está é a quarta fase do projeto e tem como objetivo dar continuidade as investigações desenvolvidas na região nas décadas de 1970 e 1980.

“Tudo que nós temos agora são informações preliminares, a gente tem que escavar muito mais nesse sítio, investigar muito mais. A área do sítio deve ter mais ou menos 800 metros quadrados e a gente escavou até agora 17 metros quadrados. Então, é o início de uma retomada da pesquisa”, contou o professor ao G1.

Leia também: Amma resgata 44 animais silvestres em casas e comércios em Goiânia no mês de agosto

Veja Também