Natal projeta movimentar 12% a mais nas vendas do comércio geral

Árvores artesanais e peças em movimento são tendência na decoração de Natal de 2022

Postado em: 08-11-2022 às 10h45
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Natal projeta movimentar 12% a mais nas vendas do comércio geral
Árvores artesanais e peças em movimento são tendência na decoração de Natal de 2022. | Foto: Reprodução

Parece muito cedo, mas as lojas de decoração estão com estoque preparado para a época mais esperada do ano. Em cada canto tem um enfeite mais lindo que o outro, e faltando apenas 47 dias para o Natal, o comércio promete aquecer ainda mais o setor. De acordo com a Associação Brasileira do Varejo (ABV), a expectativa é que as vendas aumentem até 12% no segundo semestre de 2022, em relação a janeiro e junho deste ano.

Após o Dia das Crianças, empreendimentos como shoppings investem tudo na decoração e divulgação das vendas de Natal. Para o comércio é o grande período do ano, assim esses espaços conseguem aproveitar por mais tempo a data. Com uma demanda grande, o negócio que trabalha com locação e venda de itens decorativos e árvores – até mesmo montadas – passou a antecipar a data festiva, o que, agora, entra no calendário da loja.

“Esperamos um crescimento entre 30% e 35% nas vendas deste ano, isso em comparação ao mesmo período do ano passado. Renovamos o nosso estoque, desde o início de outubro”, destacou a decoradora Alda Amâncio. Serão mais de 6 mil itens temáticos, entre presépios, pisca-pisca, bolas decoradas, árvores e guirlandas. 

Continua após a publicidade

Para a proprietária da loja, Denise Martins, as expectativas são boas, já que efetivamente pode-se falar de pós-pandemia e a volta das festas de final de ano sem maiores restrições. “Entre as tendências para este ano estão as peças em movimento, que geralmente chamam mais atenção. Mas as decorações como os bonecos de papai e mamãe Noel têm sido febre”, relata a dona.

Faturamento com a data comemorativa 

O mercado espera no Brasil, em geral, um aumento de 2,1% nas vendas neste Natal, em comparação com o Natal de 2021. Ainda não foram divulgadas pesquisas com números monetários da projeção de vendas, mas nossa expectativa é de que o comércio em Goiás continue entre os dez estados que mais devem vender nesta campanha do Natal.

Embora não exista ainda em números a estimativa de venda específica desses produtos, a expectativa do comércio é positiva. “Fatores como o momento mais estável na economia, a liberação do 13º salário, a empolgação do público com a Copa do Mundo e a projeção de um Natal sem as restrições da pandemia colaboram para elevar no mercado a sensação de que esse fim de ano selará de vez a retomada das vendas pareada com os patamares pré-pandemia”, ressalta Valdir Ribeiro, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás (FCDL-GO).

A principal dica é pesquisar, comparar preços tanto em lojas físicas quanto no e-commerce. Vale ainda conferir a reputação dos fabricantes e os comentários de consumidores que compraram o mesmo produto que você está buscando. “O ideal é comprar com antecedência porque, como a gente já sabe, a maioria das famílias deixa para comprar os presentes na semana ou na véspera do Natal”, completou Valdir.

A orientação é sempre tratar o consumidor com cortesia, transparência, disponibilidade e proatividade. “Do ponto de vista comercial, é recomendável também investir numa boa decoração das vitrines e em promoções bastante competitivas, que podem cativar o consumidor e gerar um bom faturamento para a empresa”, finaliza o presidente da FCDL-GO.

A magia do Natal

Estefânia Nunes, 39, entrou na loja procurando um objeto para presentear uma amiga, e logo se deparou com diversas árvores de Natal. Só aí ela percebeu que o fim do ano se aproxima. “Entrei na loja aleatoriamente pra encontrar um presente para uma amiga, e tudo está decorado para o natal. Aí eu falei, poxa vida o Natal está chegando novamente. Como já estava na loja, aproveitei pra fazer umas comprinhas e estou levando todos os adereços da minha árvore”, argumentou a servidora pública.

Emily Lopes, 28, foi às compras para decorar sua casa pela primeira vez. Na lista, muitos enfeites e pisca-piscas natalinos. “Os enfeites de Natal, como as árvores, as bolas e pisca-piscas, fazem parte das nossas lembranças, das mais fraternas, especialmente para celebrar o nascimento do nosso senhor Jesus Cristo. Estamos pesquisando os valores, mas o preço está um pouco ‘salgado’, porém, não deixaremos de levar. Já estamos enfeitando a nossa casa desde a semana passada”, disse a empresária.

Com um espaço que parece ter saído de um filme natalino, a loja permite que os consumidores possam visitar de perto o cenário. Para organizar este cenário e os materiais para atender a demanda, o trabalho, inclusive, começa em fevereiro.

“Não é para antecipar valores, nada do tipo. É justamente pela demanda. Tudo começou pela locação, por isso começamos a adiantar. Mas hoje nós já estamos recebendo clientes e vendendo pela grande demanda. Até notei que tem clientes que preferem vir antes da abertura para terem itens exclusivos e a loja mais calma”, conta a proprietária.

A dona de casa Cosma Maria diz que as decorações natalinas sendo instaladas pelas ruas da cidade já despertam a atenção para o clima de fim de ano. “A gente já começa a planejar e pensar no que vai fazer, Natal é uma data muito importante”, conta. Maria afirma ainda que a “mágica” para garantir uma bela decoração natalina é pesquisar e ficar atento às variações de preço que costumam acontecer nos meses de outubro e novembro.

Veja Também