Pelo menos 500 pessoas participam de ato em defesa da democracia, em Goiânia

Participantes usaram faixas, cartazes e fizeram pedidos de defesa a instituições

Postado em: 10-01-2023 às 10h31
Por: Sabrina Vilela
Imagem Ilustrando a Notícia: Pelo menos 500 pessoas participam de ato em defesa da democracia, em Goiânia
Pelo menos 500 pessoas participam de manifestação contra invasões bolsonaristas em Goiânia | Imagens: Arquivo Pessoal / Daisy Jorge

Centenas de goianienses participaram, na tarde de segunda-feira (9/1), de uma manifestação em defesa da democracia e contra os atos terroristas que ocorreram em Brasília no último domingo (8/1). O evento ocorreu em diversas capitais e reuniu cerca de 500 pessoas em Goiânia, com início às 18h na Praça Universitária.

Com duração de quase três horas, a manifestação foi realizada pelo Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e Soberania. O ponto de partida foi a Praça Universitária, depois o grupo se deslocou pela avenida Anhanguera e terminou na Praça dos Bandeirantes.

Os participantes usaram faixas, cartazes e fizeram pedidos de defesa a instituições que sofreram com os ataques terroristas. Também tiveram pessoas que usavam roupas e bandeiras em apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Continua após a publicidade

O levantamento feito pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) apurou 33 atos em todo o Brasil e oito atos em outros países.

A vice-presidente regional Centro-Oeste da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Daisy Jorge participou da manifestação desta segunda-feira (9/1) e conta que enquanto ocorria os atos de vandalismos nas sedes dos Três Poderes, o movimento estudantil juntamente com as centrais sindicais e os movimentos sociais articulavam as manifestações a favor do estado democrático de direito.

Daisy Jorge explica ainda que o objetivo principal das manifestações foi a defesa da democracia e demonstração de que a população brasileira não compactua com as ações de vandalismo contra o patrimônio público.

“Na manhã de segunda-feira, o fórum goiano se reuniu para articular a manifestação em Goiânia. Nossa expectativa era de um número reduzido de participantes devido o chamado de última hora, já que os atos de vandalismos ocorreram no domingo (8), e os atos estavam marcados para a segunda-feira, um dia após a calamidade instaurada nas sedes dos Três Poderes, no Distrito Federal. No entanto, a população goianiense nos surpreendeu ao ocupar a praça universitária, seguindo pela avenida Anhanguera e terminando na Praça dos Bandeirantes. Todos os manifestantes entoavam palavras de ordem, principalmente com o pedido de sem anistia para os vândalos e do ex-presidente da república”.

Veja vídeo da manifestação na Capital:

Leia também:

Veja Também