Goiânia começa aplicar vacina bivalente contra Covid-19 para pessoas a partir de 18 anos

O imunizante bivalente contém a cepa das vacinas anteriores contra a Covid-19 e a cepa da Ômicron, essa última responsável pelo aumento no número de casos em 2022.

Postado em: 25-04-2023 às 09h48
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia começa aplicar vacina bivalente contra Covid-19 para pessoas a partir de 18 anos
O imunizante bivalente contém a cepa das vacinas anteriores e a cepa da Ômicron, essa última responsável pelo aumento no número de casos | Foto: Secom

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começa a vacinar, nesta terça-feira (25/04), com a dose de reforço bivalente contra a Covid-19, pessoas a partir de 18 anos.

A exemplo de outras vacinas contra a Covid-19, as doses da bivalente são disponibilizadas em 73 salas de vacina da capital. O atendimento é sempre das 08h às 17h.

De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, pode tomar a bivalente quem já recebeu ao menos duas doses de vacinas monovalentes como esquema primário; também é preciso respeitar o intervalo mínimo de quatro meses da última dose.

Continua após a publicidade

Baixa cobertura

Ampliação da cobertura ocorre após anúncio do Ministério da Saúde, diante de um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço no país.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Flúvia Amorim, “até o momento o estado atingiu apenas 15,5% de cobertura vacinal”.

Leia também: Baixa procura pela vacina bivalente preocupa autoridades

Bivalente

O imunizante bivalente contém a cepa das vacinas anteriores contra a Covid-19 e a cepa da Ômicron, essa última responsável pelo aumento no número de casos em 2022.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), os 246 municípios goianos estão abastecidos com o imunizante desde a realização da primeira fase da campanha.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, afirma que todos os municípios estão preparados. Segundo ela, Goiás recebeu 751.584 doses e mais de 571 mil doses já foram entregues às prefeituras.

Leia também: Caiado recebe dose de reforço da vacina bivalente contra Covid-19

Veja Também